A Via Monte Napoleone recebeu oficialmente o título de rua comercial mais cara do mundo, de acordo com um índice global de propriedades comerciais dos EUA, que mostra que a rua de Milão, na Itália, ultrapassa até a 5ª Avenida de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A última versão do índice global anual da empresa americana Cushman & Wakefield, que classifica as zonas comerciais com base nos preços das rendas que praticam, é um sinal do atributo da Via Monte Napoleone como endereço de famosas marcas de luxo da alta costura e joias finas.
Conforme reportagem publicada pela jornalista Lily Swift, na Euronews, o comprador mediano da Via Monte Napoleone gastou 2.500 euros por compra, entre agosto e novembro de 2024 - o ticket médio mais elevado do mundo, segundo a empresa de compras isentas de impostos Global Blue.
O aluguel médio na rua de Milão subiu 11% em comparação com o ano passado, atingindo 20.000 euros por metro quadrado, contra 19.537 euros por metro quadrado dos 11 quarteirões da Quinta Avenida.
A New Bond Street, em Londres, ficou em terceiro, com € 17.210 por metro quadrado. Tsim Sha Tsui, em Hong Kong, caiu para o quarto lugar, com € 15.697. A Avenida dos Campos Elísios, em Paris, manteve o quinto lugar, com € 12.519 por metro quadrado. O relatório da Cushman & Wakefield revelou aumentos de aluguel em 79 das 138 ruas pesquisadas globalmente (tradingview.com).
Pequeno e exclusivo
A Via Monte Napoleone compõe o famoso ‘Quadrilátero da Moda’, junto com a Via Alessandro Manzoni, Via della Spiga e Corso Venezia. O quarteirão fica a 10 minutos a pé da Catedral Duomo e da Galeria Vittorio Emanuele, outra referência para compras de luxo em Milão.
A pequena dimensão da Via Monte Napoleone (são apenas 350 metros de comprimento) e a distância dos principais locais culturais estão entre as principais vantagens da rua, segundo Guglielmo Miani, presidente da associação do bairro Monte Napoleone.
"Nem tudo cabe, o que é uma vantagem", uma vez que o espaço limitado torna a rua ainda mais exclusiva e dinâmica, disse Miani, cujo grupo também representa empresas nas ruas laterais que se cruzam e que, juntamente com a Via Monte Napoleone, formam uma área conhecida como o Quadrilátero da Moda de Milão.
As maiores marcas da rua fazem entre 50 e 100 milhões de euros de vendas anuais, disse Miani, o que contribui em muito para pagar a renda. A Tiffany's prepara-se para se instalar na Via Monte Napoleone e a Fendi, inquilina de longa data, prepara a expansão.
Cerca de 11 milhões de pessoas visitaram o ‘Quadrilátero da Moda’ até novembro, mas não há forma de dizer quantos foram grandes gastadores e quantos se limitaram a ver as montras.
Apesar de a 5ª Avenida ter passado para o segundo lugar da lista da Cushman & Wakefield, a organização que atua como guardiã e principal promotora da rua de Manhattan elogiou o feito de MonteNapoleone. "O investimento de Milão no seu espaço público está a dar frutos, o que é uma vitória para os seus clientes, empresas e para a cidade no seu todo", declarou Madelyn Wils, presidente interina da Fifth Avenue Association.
Com Informações, Lily Swift, Euronews.