Em novembro de 2024, a Secretaria de Educação do Governo de Goiás recebeu a visita de uma equipe do Google para discutir a ampliação do uso de tecnologias educacionais, em especial o ‘Google for Education’, um conjunto de ferramentas e serviços para escolas, universidades e instituições de ensino, cujo objetivo é melhorar a aprendizagem e preparar os alunos para o futuro. Goiás foi escolhido para a visita como forma de reconhecimento ao compromisso com a modernização do ensino na rede pública estadual.
E os frutos da pareceria já começam a ser colhidos. Os mais de 48 mil estudantes beneficiados pelo Programa Universitário do Bem (ProBem), iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Goiás Social, agora terão acesso gratuito a cursos profissionalizantes do Google.
Por meio da plataforma ‘Google Cursos e Certificados’, os beneficiários poderão se especializar em áreas com alta demanda no mercado. O acordo garante acesso a cursos com reconhecimento global, fortalecendo a inclusão digital e ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.
Todos os cursos são 100% on-line e gratuitos, possibilitando que os estudantes conciliem a graduação com uma formação técnica complementar altamente valorizada.
“Estamos muito felizes com essa parceria. O Google é uma das maiores empresas do mundo, e o fato de enxergar no ProBem um programa confiável e eficiente para firmar essa cooperação mostra que estamos no caminho certo. Estamos preparando nossos jovens para o futuro, com ensino superior e agora com certificações de qualidade internacional”, ressalta a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Desde que foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado, em janeiro de 2021, o ProBem promove oportunidade de acesso a milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social a bolsas de estudos integrais e parciais para a primeira graduação em instituições de ensino superior localizadas no estado de Goiás. Além do apoio financeiro, o programa investe em empregabilidade por meio do Banco de Oportunidades, uma plataforma que conecta estudantes a vagas de estágio, cursos de qualificação, oficinas e treinamentos.
A parceria com o Google reforça esse compromisso, especialmente com foco em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Segundo o Índice de Prioridade de Cursos Superiores em Goiás, elaborado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), os cursos ligados à área de tecnologia e STEM concentram a maior demanda no mercado e oferecem os maiores salários médios de entrada. A formação técnica em áreas estratégicas como Análise de Dados e Inteligência Artificial, por exemplo, impulsiona a empregabilidade e o crescimento econômico sustentável, beneficiando diretamente os estudantes e o desenvolvimento regional.
“Com esses certificados, os jovens goianos estarão ainda mais preparados para competir por vagas em empresas do Brasil e do mundo. Esse é o papel do Goiás Social: garantir que nenhuma porta se feche por falta de oportunidade. A parceria com o Google é mais um passo na nossa luta por justiça social e transformação de vidas”, destaca Gracinha Caiado.

Certificado internacional
Todos os cursos terão certificado internacional do Google, contarão pontos para o Banco de Oportunidades e serão oferecidos por meio da plataforma Coursera, sem qualquer custo para os bolsistas.
Os primeiros sete cursos disponíveis por meio da parceria são:
- UX Design do Google
- Gerenciamento de Projetos do Google
- Análise de Dados do Google
- Marketing Digital e E-Commerce do Google
- Suporte em TI do Google
- Cibersegurança do Google
- Fundamentos de Inteligência Artificial do Google.
Encabeçada pelo Goiás Social, a aliança entre o ProBem e o Google é fruto de um trabalho sério, que alia responsabilidade social, educação de qualidade e inclusão digital, com foco em tecnologia e inovação. “Temos um governador que acredita na juventude e investe em programas que mudam vidas. O ProBem é um exemplo claro disso. E agora, com o Google, mostramos ao mundo que Goiás está preparado para o futuro”, reforça Gracinha Caiado.
Com informações, Organização das Voluntárias de Goiás.

Acesse a Central do ProBem>>
Acesse o site da OVG para fazer a inscrição dos cursos do Google>>