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Mobilidade Urbana

Um longo caminho a percorrer...

Pesquisa da CNT aponta que 67,5% da extensão rodoviária brasileira é classificada como regular, ruim ou péssima

2/12/2024 - 08:30 Por Wilson Lopes

A Pesquisa CNT de Rodovias 2023 revela que o Brasil ainda tem muito o que percorrer na sua infraestrutura rodoviária. Enquanto o país conta com 25,1km de rodovias pavimentadas para cada mil quilômetros quadrados de território, a China (477,0km) e os Estados Unidos (437,8), países de dimensões semelhantes à nossa, possuem quase 20 vezes mais.

Além de ser ultrapassado na extensão das rodovias, as estradas brasileiras também sofrem com questões estruturais. Nos 111.502km analisados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) foram identificados problemas em 75.190km (67,5% da extensão), como queda de barreiras, pontes caídas ou estreitas, erosões na pista, buracos, além da qualidade do asfalto.

A classificação do Estado Geral compreende três características da malha rodoviária: o Pavimento, a Sinalização e a Geometria da Via. Em 2023, a avaliação Regular, Ruim e Péssimo dessas características foi: 56,8% (Pavimento), 63,4% (Sinalização) e 66,0% (Geometria da Via).

Estado Geral das rodovias brasileiras

  • 7,9% - Ótimo (8.849km)
  • 24,6% - Bom (27.463km)
  • 41,4% - Regular (46.124km)
  • 20,3% - Ruim (22.585km)
  • 5,8% - Péssimo (6.481km)

Conforme a CNT, o transporte rodoviário é responsável pelo deslocamento de 65% das cargas e de 95% dos passageiros no país. Apesar disso, no período de 2012 a 2022 houve um simbólico aumento de 2,5% de extensão nas rodovias federais (65,7 mil/km para 65,8 mil/km).

A Pesquisa CNT estimou que o aumento do custo operacional do transporte rodoviário de cargas, em decorrência da má conservação do pavimento das rodovias no Brasil, foi de 32,7%, sendo possível estimar que 1,139 bilhão de litros de diesel será consumido de forma desnecessária pela modalidade rodoviária do transporte nacional. 

A malha rodoviária brasileira se estende por 1,7 milhão de quilômetros de rodovias, dos quais somente 12,4% são pavimentados, totalizando 213,5 mil quilômetros (76,6% são públicas e 23,4% são concessionadas). 

O Novo PAC prevê R$ 185,80 bilhões em investimentos para o modo rodoviário, dos quais R$ 112,8 bilhões são da iniciativa privada (60,7%) e R$ 73,0 bilhões do governo federal (39,3%).

A Pesquisa CNT de Rodovias aponta quais são as intervenções prioritárias:

  • Recuperação, manutenção e reconstrução de trechos avaliados
  • Eliminação de 2.684 pontos críticos: 
  • 207 quedas de barreiras; 
  • 5 pontes caídas;
  • 504 erosões nas pistas; 
  • 1.803 unidades de coleta com buracos grandes; 
  • 67 pontes estreitas; 
  • 62 outros tipos de pontos críticos que possam atrapalhar a fluidez da via.

Com informações Agência CNT Transporte Atual.

@agenciacnt @mtransportes 

Acesse a Pesquisa CNT de Rodovias 2023
 

O vídeo do canal @ImpávidoColosso ilustra o ranking da CNT...

 


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