Logo Agência Cidades
#Parapente

Turismo voa alto em Jandaia

Município goiano recebe dois eventos nacionais de voo livre e se consolida como plataforma de lançamento de atrativos turísticos sustentáveis

16/04/2025 - 10:54 Por Wilson Lopes
Pista de caminhada e passeio ciclístico em Jandaia

De origem Tupi, Jandaia é uma espécie de arara, verde-amarelada, muito comum no cerrado brasileiro. E o município goiano que herdou seu nome estará, literalmente, com a cabeça nos ares no feriado da Semana Santa.

A cidade de Jandaia, 6.272 habitantes (IBGE/22), distante 117km de Goiânia, recebe, de 17 a 21 de abril, dois grandes eventos nacionais: o 1º Campeonato Brasileiro de Precisão de Pouso, e a 1ª etapa do Circuito Centro-Oeste de Parapente (CICO).

O Campeonato Brasileiro de Precisão de Pouso é voltado ao aprimoramento das habilidades de decolagem e pouso dos pilotos. Também será utilizado para criação de um ranking individual que poderá servir para a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) eleger os pilotos a participarem do torneio mundial de precisão de pouso. Até o momento a prova conta com 20 pilotos inscritos.

Os pilotos que competem nessa modalidade precisam provar que são precisos no pouso. Ao decolar da rampa de Jandaia, precisam aterrissar em um ponto pré-determinado, o que exige muita técnica e domínio das correntes de ar.

Já o Circuito Centro-Oeste de Parapente está com 78 pilotos inscritos. O campeonato irá somar os pontos dos pilotos durante as três etapas (Jandaia, Jaraguá e Formosa), e os campeões serão os pilotos com maiores pontuações, independentemente de sua Federação. Os pilotos pertencentes à Federação Goiana de Voo Livre terão um ranking próprio, conforme sua pontuação nas três etapas do CICO/2025.

Conforme explica o organizador do CICO, Daniel Rodrigues Vasconcelos, a competição é semelhante a uma corrida no ar. Os pilotos precisam cumprir um roteiro pré-determinado de voo que envolve as cidades vizinhas (Palmeiras de Goiás, São Luís de Montes Belos, Cidade de Goiás) e é contabilizado o tempo gasto durante o trajeto. Em linhas gerais, quem completar o circuito em menor tempo ganha.

O CICO chega à sua quarta edição sendo o torneio de parapente que ranqueia para a região Centro-Oeste e Norte (Governo de Goiás)

Experiência de voo única

O evento conta com patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), e das prefeituras que recebem as três etapas do circuito: Jandaia, Jaraguá (30/04 a 4/05) e Formosa (18 a 22 de junho). O torneio ainda tem apoio institucional da Confederação Brasileira de Voo Livre, da Federação Goiana de Voo Livre e da Federação Aeronáutica Internacional.

“Vamos iniciar em Goiás um dos eventos mais expressivos de voo livre do país. E temos três rampas em pontos estratégicos do Estado, que proporcionam a esses pilotos que vem de todo o Brasil, uma experiência de voo única. O Centro-Oeste do Brasil possui as melhores termais para essa prática”, evidencia o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

O CICO chega à sua quarta edição sendo o torneio de parapente que ranqueia para a região Centro-Oeste e Norte (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins). Em outros anos, ele tem atraído pilotos de várias partes do Brasil, e também de outros países como Chile, Alemanha, Polônia e Colômbia.

“É muito significativo ver como Goiás tem avançado no voo livre. Temos as melhores condições para essa modalidade e isso tem atraído cada vez mais atletas mais avançados. Goiás mesmo possui hoje 11 pilotos classificados para disputarem etapas nacionais de voo livre, nossa meta é crescer cada vez mais a representatividade goiana nos torneios nacionais. Por isso, que o CICO é tão relevante para a formação dos nossos atletas”, explica Daniel Vasconcelos.

 Rampa de Jandaia (GO) 

  • Altitude: 866m
  • Desnível: 300m
  • Quadrantes: Sul (S), Sudeste (SE), Sudoeste (SW)
  • Local: WayPoint: 17°02’54.5″S 50°06’47.6″W (-17.048483, -50.113225)
  • Acesso: Localizada a aproximadamente 120 km da Capital Goiânia, com fácil acesso e asfalto duplicado por quase todo o percurso. O acesso à rampa passa pela cidade de Jandaia, tomando uma estrada de chão por trás da montanha, chegando até uma fazenda onde tem uma porteira de acesso à subida. A subida é mais indicada para carros 4×4, e tem um percurso de aproximadamente 8kms até a rampa.
  • Decolagem: A rampa tem uma excelente inclinação, forrada com grama sintética e oferece até 2 decolagens simultâneas. Há uma área lateral para checagem de equipamentos (2 por vez) e uma pequena área para estacionamento ao longo da estrada próxima à rampa.
  • Pouso: O pouso é em uma pastagem à frente da rampa, grande e com poucos obstáculos (árvores).
  • Melhor época: abril e maio.
  • Clube Responsável: Venta Clube de Voo Livre

Fonte: https://guia4ventos.com.br/jandaia-rampa-de-jandaia-go/

Assista no Youtube: CICO - CIRCUITO CENTRO OESTE DE PARAPENTE ABR/2022 RAMPA JANDAIA-GO>>

Com informações, Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo).
@prefeituradejandaia @prefeituradejaragua @prefdeformosa @goiasturismo @goiasturismonoticias @governogoias @fedgoias_voolivre @cbvl.oficial

Acesse o CICO - Circuito Centro Oeste de Parapente 2025>>

Acesse o Campeonato Brasileiro de Precisão de Pouso 2025>>

 

 


Deixe seu Comentário