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Participação cidadã

TCU acredita em 'Cidades Possíveis'

Criado como parte das ações educativas do Tribunal, jogo de tabuleiro desafia participantes a construírem uma cidade a partir de seus próprios referenciais urbanos

26/03/2025 - 17:48 Por Wilson Lopes
O jogo permite que, em um espaço compartilhado, os participantes reflitam sobre o funcionamento do Estado e da sociedade, promovendo experiência educativa inovadora e acessível

Criado como parte das ações educativas do Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (TCU), o jogo de tabuleiro ‘Cidades Possíveis’ desafia os participantes a construírem uma cidade a partir de seus próprios referenciais e do que consideram prioritário em um ambiente urbano. 

O jogo permite que, em um espaço compartilhado, os participantes reflitam sobre o funcionamento do Estado e da sociedade, promovendo experiência educativa inovadora e acessível. Criado para explorar possibilidades múltiplas de construção de cidades sustentáveis, o jogo permite que os participantes priorizem soluções para os desafios urbanos contemporâneos.

“Cidades Possíveis promove o trabalho em equipe, a visão sistêmica, a priorização e a tomada de decisões complexas, com o objetivo de construir conceitos como transparência e participação cidadã”, explica a equipe de criação do jogo. 

Trabalho em equipe

O ‘Cidades Possíveis’ ajuda a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, visão sistêmica, priorização e tomada de decisões complexas. Também promove conceitos importantes como transparência, participação cidadã e boas práticas ambientais e sociais, além de incentivar a integração de interesses individuais com as necessidades da comunidade, usando serviços públicos e privados nas cidades.

O jogo é regularmente utilizado com estudantes de escolas públicas e instituições sociais e foi integrado na formação de novos auditores federais no TCU. O formato envolvente e interativo do jogo capta a atenção dos participantes, facilitando sua disseminação entre diversos públicos. 

Sua versatilidade como ferramenta educacional se estende à promoção do diálogo comunitário e das habilidades de tomada de decisão. Ao capacitar as comunidades com ferramentas para o planejamento urbano sustentável, esta iniciativa contribui significativamente para os esforços de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apoiando cidades mais inclusivas e resilientes em todo o mundo.

Por meio do jogo o TCU espera que o participante perceba como é o seu dia-a-dia na cidade, que equipamentos urbanos utiliza, as dificuldades de deslocamento, os espaços que mais usa e quais os mais necessários individualmente e de forma coletiva. 

“Buscamos provocar o participante a fazer escolhas e estabelecer prioridades para a criação de sua cidade ideal. Com isso serão confrontados com as consequências e/ou problemas advindos de suas escolhas e melhor utilização dos recursos públicos, como pode ocorrer em cidades reais. Não existe a intenção de eleger escolhas verdadeiras ou absolutas, e sim discutir as possibilidades e razão das escolhas feitas pelos participantes e como isso pode ser comparado com casos de cidades reais. É esperado que sejam colocados em pauta os direitos sociais inalienáveis e a relação que pode ser feita entre o indivíduo, os gastos públicos, a fiscalização e as necessidades da população”, conclui o Tribunal.

Com informações, Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (TCU).

Acesse o site do jogo ‘Cidades Possíveis’>>

@tcuoficial


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