
Em 2024, a indústria brasileira vendeu ao varejo 117,7 milhões de aparelhos eletroeletrônicos, como televisões, geladeiras, fogões e aparelhos de ar-condicionado, registrando um aumento de 29% em relação às vendas de 2023. Este é o melhor desempenho do setor da última década, de acordo com o balanço da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
O segmento de ar-condicionado foi o destaque do ano, com crescimento de 38% em relação a 2023. A produção atingiu 5,8 milhões de unidades, superando as 4,2 milhões do ano anterior, fazendo com que o Brasil saltasse da quinta para a segunda posição entre os maiores fabricantes do produto no planeta, atrás apenas da China.
Contudo, questionada pela reportagem da Agência Cidades, a assessoria de comunicação da Eletros não informou qual foi a produção de ar-condicionado da China em 2024, nem quais foram os outros países superados pelo Brasil no ranking mundial (de 5º para o 2º lugar).
Com aumento de 33% nas vendas, a linha portátil, que envolve cafeteiras, secadores de cabelo e ferro de passar, comercializou 80,8 milhões de equipamentos em 2024 – 19,8 milhões a mais do que no ano anterior.
As vendas de aparelhos da linha branca, da qual fazem parte fogões, máquinas de lavar e geladeiras, cresceram 17%, passando de 13,3 milhões, em 2023, para 15,6 milhões no ano passado.
O segmento de linha marrom, composto principalmente por televisores e equipamentos de áudio, cresceu 22% em relação a 2023. A produção atingiu 13,4 milhões de unidades, contra 10,9 milhões no ano anterior. Mesmo após as Olimpíadas, o setor manteve um ritmo forte de crescimento, alcançando seu maior volume em 10 anos.
Perspectivas para 2025
Até 2027, a Eletros estima R$ 5 bilhões em investimento para novos negócios do setor de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e ampliação de indústrias já existentes. As projeções da Eletros para 2025 indicam um crescimento entre 8% e 10% no cenário mais otimista. Em uma visão mais conservadora, a estimativa é de um avanço médio de 5%.
Do ponto de vista estratégico, o setor seguirá com uma agenda voltada à competitividade, em alinhamento com a Nova Indústria Brasil e outras políticas públicas focadas em eficiência energética, estímulo à demanda por produtos mais modernos, modernização das linhas de produção, fortalecimento da cadeia de suprimentos, investimentos em infraestrutura logística e incentivo à exportação.
Segmentos do ramo eletroeletrônico e eletrodoméstico:
- Ar-Condicionado: produto que controla a temperatura de um ambiente, captando o ar externo e substituindo o ar quente presente, pelo ar fresco. Suas funções podem incluir: arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem, ventilação do ar e até aquecimento.
- Linha Branca: eletrodomésticos de maior porte, como geladeiras, fogões, lavadoras de roupas, micro-ondas, entre outros.
- Linha Marrom: designação internacional para identificar aparelhos de uso doméstico, para informação e entretenimento, como TVs e equipamentos de áudio e vídeo. A origem do nome vem da cor predominante nas caixas com que estes produtos costumavam vir embalados no passado, e também, da cor das caixas acústicas, em tons castanho, baquelite ou plástico na cor madeira.
- Linha Portátil: eletrodomésticos que podem ser transportados com facilidade, levados de um lado para o outro, como liquidificadores, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, cafeteiras, secadores de cabelo, entre outros.
Com informações, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
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