Logo Agência Cidades
Ranking de Competitividade

Seu município é competitivo? Se não for, pior para você!

Ranking de Competitividade dos Municípios revela quais são as cidades que encurtam a distância entre o discurso e a prática

31/08/2024 - 12:30 Por Wilson Lopes

O ‘Ranking de Competitividade dos Municípios’ estimula uma competição saudável no setor público, além de revelar, por meio de dados oficiais, quais são as cidades que promovem, na prática, a justiça, a equidade e o desenvolvimento institucional, social e econômico.

Elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estudo apresenta resultados detalhados dos 410 municípios do País com mais de 80 mil habitantes. O ranking é organizado em 3 dimensões (Instituições, Sociedade e Economia), 13 pilares (Sustentabilidade fiscal, Funcionamento da máquina pública, Acesso à saúde, Qualidade da saúde, Acesso à educação, Qualidade da educação, Segurança, Saneamento, Meio ambiente, Inserção econômica, Inovação e dinamismo econômico, Capital humano e Telecomunicações) e 65 indicadores no total.

Segundo o CLP, o ranking tem o objetivo de permitir a obtenção de um amplo mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade dos municípios, valorizar casos de sucesso, auxiliar o setor privado no direcionamento de investimentos, além de possibilitar uma comparação simples, direta e concisa, entre localidades.

Estação de coworking em espaços públicos de FlorianópolisEstação de coworking em espaços públicos de Florianópolis

Florianópolis é mais competitiva

A cidade mais competitiva do Brasil em 2023 é Florianópolis (537 213 hab. IBGE/22). Reconhecida por ter uma elevada qualidade de vida, é a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH - 0,847).

A economia de Florianópolis é fortemente baseada na tecnologia da informação, no turismo e nos serviços. Foi considerada pela revista americana ‘Newsweek’ como uma das ‘dez cidades mais dinâmicas do mundo’, e eleita pela ONG norte-americana Endeavor como a cidade como o melhor ambiente para o empreendedorismo no país. Também foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como uma das duas ‘cidades criativas’ do Brasil, ao lado de Curitiba.

Completam o ranking das 10 cidades mais competitivas do Brasil:

  • São Paulo (SP)
  • Barueri (SP)
  • Porto Alegre (RS)
  • São Caetano do Sul (SP)
  • Curitiba (PR)
  • Campinas (SP)
  • Vitória (ES)
  • Santana de Parnaíba (SP)
  • Santos (SP)

Além das cinco capitais que ficaram no Top 10, as outras estão nas seguintes posições:

12º Belo Horizonte (MG)
37º Recife (PE)
60º Rio de Janeiro (RJ)
92º Campo Grande (MS)
124º Palmas (TO)
134º Fortaleza (CE)
138º Goiânia (GO)
139º Cuiabá (MT)
161º João Pessoa (PB)
167º Teresina (PI)
185º Aracaju (SE)
208º Salvador (BA)
209º Manaus (AM)
210º São Luís (MA)
213º Rio Branco (AC)
227º Natal (RN)
237º Maceió (AL)
265º Belém (PA)
266º Boa Vista (RR)
327º Porto Velho (RO)
365º Macapá (AP)

Entre as capitais que mais perderam posições no ranking de 2023 em comparação com o de 2022 estão Palmas (-53), Goiânia (-50) e Boa Vista (-40). As que mais evoluíram foram Recife (+45), Aracaju (+22) e Macapá (+17). 

Confira o Ranking de Competitividade dos Municípios>

Acesse a página do Centro de Liderança Pública (CLP)>

@clpbrasil @prefeituradebarueri 
 

Confira o vídeo de lançamento do Ranking de Competitividade dos Municípios 2023>

 


Deixe seu Comentário