Conforme o IBGE, 98,5% dos 165.655 habitantes de São Caetano do Sul pertencem às classes sociais A (21,1%), B (45,2%) ou C (32,2%). A cidade ostenta o melhor IDH do Brasil (PNUD/2010) e o 48º maior PIB brasileiro. Pela segunda vez consecutiva, foi eleita a cidade com a melhor educação do Brasil no ranking Connected Smart Cities.
Encravada em uma pequena área de 15,331km², conurbada com São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo (formando o ABC Paulista, berço da indústria automobilística nacional), São Caetano do Sul é uma das duas cidades do estado de São Paulo que não são atravessadas por nenhuma rodovia estadual ou federal.
Desde 1º de novembro, São Caetano do Sul também entra no seleto grupo dos 25 municípios de São Paulo e 84 do Brasil, segundo a coalizão Mobilidade Triplo Zero, a adotar a gratuidade na tarifa do transporte público.
Com a medida, todos os passageiros poderão pegar os ônibus das oito linhas da cidade de graça. A ação, explica o prefeito José Auricchio Júnior, acarreta vantagens na mobilidade urbana e também nos setores econômico, social e ambiental, pois estimula o uso do transporte público em detrimento do privado; gera economia de dinheiro aos passageiros e de vale-transporte às empresas; e reduz a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição.
A norma é inédita no ABC. Entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, São Caetano é o de maior população a conceder o passe livre. A Prefeitura pagará a tarifa (R$ 5,00 por passageiro) diretamente à VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária do sistema. O investimento previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões por mês. O montante anual (R$ 35 milhões) corresponde a 1,44% do orçamento total previsto para 2024 (R$ 2,434 bilhões).
Este impacto já considera o aumento do número de passageiros em 50% - atualmente são 15 mil usuários por dia. Para suportar a nova demanda prevista com a gratuidade, serão adicionados mais cinco ônibus à frota atual, que passará a contar com 54 veículos, todos com wi-fi.
O prefeito José Auricchio garante que não será criado nenhum imposto ou taxa para bancar a tarifa zero. “O programa será custeado com recursos das multas de trânsito, exploração de ações publicitárias envolvendo o sistema de transporte e dotações orçamentárias próprias de fontes relacionadas à mobilidade urbana e à sustentabilidade socioambiental”.
Dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) mostram as vantagens do ônibus em comparação com carros e motos. De acordo com levantamento da entidade, as motos poluem 32 vezes mais e gastam 5 vezes mais energia por passageiro do que os ônibus (considerando 1 ocupante por moto e 50 por ônibus). Já os automóveis poluem 17 vezes mais e gastam 13 vezes mais energia do que os ônibus (considerando 1,3 ocupante por automóvel e 50 por ônibus).
A coalizão Mobilidade Triplo Zero é uma rede de organizações, movimentos e pessoas que tem objetivo de lutar para que a mobilidade seja uma forma de garantir mais democracia e acesso a direitos sociais. O Triplo Zero significa: zero mortes no trânsito, zero emissões de poluentes e zero tarifa.
Desde maio de 2023, está tramitando no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 25/2023) para instituir o Sistema Único de Mobilidade (SUM). O SUM funcionará como Sistema Único de Saúde (SUS) integrando os governos federal, estadual e municipal para juntos contribuírem com o custo e a gestão do transporte público nas cidades.
Mais informações:
www.saocaetanodosul.sp.gov.br/noticiasweb
mobilidadetriplozero.org/