Logo Agência Cidades
Inclusão digital

Programa Internet Brasil alcança 287 municípios em oito estados brasileiros

159.315 alunos da rede pública de 1.073 instituições de ensino foram contemplados pela distribuição de chips gratuitos de internet

7/04/2025 - 12:27 Por Wilson Lopes

Uma pesquisa de satisfação sobre o Programa Internet Brasil apontou que 88% dos participantes avaliaram a iniciativa de forma totalmente positiva. Encomendado pela Rede Brasileira para Educação e Pesquisa (RNP), o levantamento foi feito para medir os impactos e identificar oportunidades de melhoria. O programa, que distribui chips de banda larga móvel gratuitos para milhares de alunos, cresceu, em 2024, alcançando mais 159 mil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

As entrevistas foram conduzidas em duas etapas, abrangendo gestores escolares e beneficiários (alunos e familiares). A pesquisa mostrou que o principal uso da internet, proveniente dos chips entregues aos estudantes, serviu para atividades escolares. Dos entrevistados, 99% usam o acesso para estudar e fazer tarefas, enquanto 54% aproveitam o recurso para telefonemas on-line, sem custos. Outros usos incluem acesso a informações (46%), serviços públicos e financeiros (43%) e redes sociais (39%). 

Os alunos também percebem o impacto direto na rotina escolar. “Ajudou nos trabalhos e nas pesquisas. Teve melhora no desempenho”, afirmou um dos estudantes no levantamento.

Na avaliação dos resultados do projeto ao final de 2024, foi enfatizada a importância da colaboração entre Ministério das Comunicações (MCom), Ministério da Educação (MEC) e RNP, instituições que mantêm o programa, assim como a ação dos órgãos educacionais locais. 

“A parceria com as secretarias estaduais e municipais participantes do programa foi essencial, com destaque também para a atuação dos responsáveis nas escolas, que viabilizaram os resultados e impactos obtidos na inclusão digital dos alunos”, disse o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes.

A avaliação geral dos gestores escolares sobre o programa operacionalizado pela RNP foi satisfatória, sendo reconhecida como uma parceira essencial na implementação do programa. Um dos gestores participantes da pesquisa reforçou a importância do Internet Brasil. “Fiquei feliz de receber esse programa na minha gestão escolar. É uma felicidade quando você recebe algo que pode beneficiar pessoas. Muito feliz por fazer esse processo do início ao fim”, comemorou.

No entanto, alguns desafios também foram apontados. Entre os principais elencados na pesquisa estão: necessidade de mais suporte para as escolas e maior orientação às famílias sobre como usar o benefício. Apesar disso, a pesquisa indicou que 47% dos beneficiários consideram o pacote de dados suficiente, enquanto 45% o classificam como regular. Apenas 8% avaliam como insuficiente.

O Programa Internet Brasil segue em operação em 2025. Em janeiro, o número de chips entregues chegou a 159.315, contemplando 1.073 instituições de ensino, em 287 municípios de oito estados brasileiros. A expectativa é que o Programa continue em crescimento para ampliar a inclusão digital no país.

Cada beneficiário recebe um pacote de dados mensais de 20 GB, que pode ser utilizado tanto para atividades educacionais quanto por suas famílias

Pacote de dados

O Programa Internet Brasil foi criado para levar conexão à internet e inclusão digital aos estudantes e às suas famílias. O acesso à internet se dá por meio da disponibilização de chips e pacote de dados.

O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O objetivo é proporcionar conexão de internet a alunos, principalmente, para fins pedagógicos.

Cada beneficiário recebe um pacote de dados mensais de 20 GB, que pode ser utilizado tanto para atividades educacionais quanto por suas famílias, promovendo o acesso a recursos digitais, ampliando a conectividade e impulsionando a inclusão digital. Os estudantes atendidos devem possuir um aparelho de telefone celular para acessarem à internet pelo chip disponibilizado pelo programa.

Com informações, Rede Brasileira para Educação e Pesquisa (RNP)>>
@canalgov @mincomunicacoes @redernp

Acesse o Programa Internet Brasil>>

Acesse o Painel Público de Distribuição>>

 

 


Deixe seu Comentário