Logo Agência Cidades
Goiás Social

Programa goiano de reciclagem de lixo eletroeletrônico vence prêmio nacional de inovação

Sukatech se destaca pela sustentabilidade, desenvolvimento social, capacitação de jovens e inclusão digital

1/11/2024 - 14:52 Por Wilson Lopes

O programa Sukatech, iniciativa de recondicionamento de computadores e inclusão digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Goiás Social ficou em 1º lugar na categoria ‘Inovação em Serviços ou Políticas Públicas’ do 28º Prêmio Enap de Inovação no Setor Público.

O anúncio ocorreu durante a Semana de Inovação 2024, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF). O Prêmio Enap, reconhecido nacionalmente, valoriza há quase três décadas equipes de servidores que atuam de forma inovadora para o bem público. 

Na etapa final do prêmio, o Sukatech concorreu com os projetos Navio - Navegação Ampliada para Vigilância Intensiva e Otimizada (MS); Participa DF - Plataforma de Participação Social (DF); Hub de Dados e fomento à Inovação Aberta - Transformando a Cidade a partir da Cultura de Dados (PE); Ambiência aliada à humanização do cuidado pediátrico nas unidades de urgência e emergência do município do Rio de Janeiro (RJ); e Moeda Capiba (PE).

Além do seu reconhecimento, o Sukatech ainda será incorporado ao banco de soluções inovadoras da Enap, servindo de inspiração para servidores e gestores públicos em todo o Brasil.

Em 2023, o Sukatech doou 1.613 computadores recondicionados, beneficiou 83 entidades e instalou nove pontos estratégicos de coleta de lixo eletrônico (Foto: Secti/GO)

Reciclagem e capacitação

O Sukatech é um programa do Governo de Goiás, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, que tem em sua concepção ações que aliam sustentabilidade e desenvolvimento social.

Por meio do programa, o governo do estado mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) que recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento, contribuindo com a preservação do meio ambiente. 

O que não pode ser reaproveitado ou recondicionado terá sua destinação correta, por meio do envio a parceiros cadastrados. Os equipamentos que podem ser reaproveitados, como, por exemplo, os computadores, após recondicionados, poderão ser doados à população considerada em situação de vulnerabilidade, órgãos e escolas públicas estaduais, bibliotecas e instituições de iniciativas de inclusão digital e social.

Desde 2021, o programa Sukatech já recolheu quase 670 toneladas de lixo eletroeletrônico, recondicionando mais de 1.980 computadores e encaminhando o restante para reciclagem. Os computadores são doados a pessoas de baixa renda que ainda não têm acesso ao equipamento. 

Entre os produtos que podem ser descartados estão notebooks, impressoras, eletrônicos, tablets e celulares, acessórios de informática, câmeras, cabos e carregadores, fones de ouvido, eletroportáteis, ferramentas elétricas, aparelhos de barbear, aparelhos de televisão, batedeiras, carregadores, fones de ouvido, liquidificadores, monitores, secadores de cabelo etc.

O programa também atua com cursos gratuitos de Informática Básica, Robótica e Montagem e Manutenção de Computadores, e já certificou 1.585 pessoas, além de impactar 11.646 jovens com campanhas educacionais voltadas para a sustentabilidade.

O programa do Goiás Social ficou em 1º lugar na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas

“Concorremos com mais de 80 projetos de todo o país, avaliados por critérios como inovação, resultados, impacto para o cidadão e transparência. O Sukatech é um programa inovador que beneficia a população e ajuda a dar novas oportunidades no mercado para pessoas de baixa renda que querem entrar na área de tecnologia”, avalia o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação José Frederico Lyra Netto.

“Mais uma vez, Goiás é referência nacional. Desta vez, com esse programa que, além de inovador, é realizado com total transparência e faz uma diferença real na vida de quem vive em vulnerabilidade social, trabalhando aquilo que prezamos muito dentro do Goiás Social, que é exatamente dar oportunidades e ferramentas para que as pessoas possam romper com o ciclo da pobreza e ter a sua própria autonomia”, diz a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Com informações, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Goiás.

@sectigoias @goiassocial @governogoias @programandofuturo @sukatechgoiania @enapgovbr

Acesse o programa Sukatech>>

Agende o seu descarte>>

Veja o que pode ser descartado>>

Acesse o 28º Prêmio Enap de Inovação no Setor Público>>


Deixe seu Comentário