Logo Agência Cidades
#Verão2025

Pesquisa revela que brasileiro quer conhecer o Brasil

Se ganhasse uma passagem para qualquer destino, 63% dos brasileiros preferiam viajar pelo Brasil do que para o exterior

24/03/2025 - 12:00 Por Wilson Lopes

Quando você pensa em realizar uma viagem de lazer pelo Brasil, qual atração turística você possui maior interesse? Na média geral, 35% dos brasileiros preferem destinos que tenham praias, 16% optam por locais de convívio com a natureza e o ecoturismo, 7% escolhem as cidades que oferecem contexto cultural e histórico, outros 7% são seduzidos por opções de saúde, bem-estar, religiosidade e espiritualidade, e 6% querem saber é de aventura.

Essa questão integra a pesquisa ‘Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira’, encomendada pelo Ministério do Turismo (MTur) e realizada nas 27 unidades da federação pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados.

Na hipótese de ganhar uma viagem e poder escolher um destino, os entrevistados mostram uma preferência pelo Brasil (63%) ao exterior (35%). 

Fonte: ‘Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira’

Belezas naturais (23%), preço baixo (16%) e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos distantes (12%), promoções, boas avaliações e recomendações (8%) são os principais fatores que os brasileiros consideram na hora de escolher um destino turístico. 

Sobre quais são as fontes mais relevantes para buscar informações sobre o destino, os entrevistados destacaram as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, TikTok) em primeiro lugar (47%), amigos e familiares (37%), sites e blogs de turismo (22%), agências de viagens e operadores turísticos (18%) e canais de vídeos de turismo na internet (17%). 

Sobre a frequência de viagens a lazer, a maioria dos brasileiros (61%) realiza pelo menos uma viagem por ano. Sendo que 33% fazem uma viagem, 22% de duas a três viagens, 6% mais de quatro viagens e 37% nunca viajam a lazer. 

Entre os que viajam, os custos com passagens (22%), hospedagens (21%), alimentação (20%) e combustível (15%) representam os maiores gastos. 

A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024.

Acesse a pesquisa ‘Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira’>>

 

 


Deixe seu Comentário