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Vitalidade democrática

Paris quer devolver 500 ruas para os pedestres

Depois de banir o aluguel de patinetes elétricos e triplicar o preço do estacionamento dos SUV, população decidirá no voto se transforma 500 ruas em áreas verdes

1/03/2025 - 12:51 Por Wilson Lopes
Estacionamento para bicicletas criado na Gare du Nord (Ludivine Boizard)

Em abril de 2022, os eleitores de Paris foram convidados para decidir, democraticamente, se gostariam de compartilhar as ruas e as calçadas da cidade com os 5.000 patinetes elétricos compartilhados por autoatendimento.

Dos 1.382.322 eleitores registrados nos cadernos eleitorais de Paris, 103.084 participaram da votação. Os que votaram a favor da manutenção do serviço (11.256 eleitores ou 10,97%) respeitaram a decisão da maioria (91.385 eleitores ou 89,03%) e assistiram os espaços destinados ao estacionamento dos patinetes serem transformados em parques de estacionamento para bicicletas.

Chamado à votação pela tarifa dos SUV (Joséphine Brueder)

Em fevereiro de 2024, o alvo da Prefeitura de Paris foram os automóveis SUV, considerados pela legislação local pesados, incômodos e poluentes. Também pelo voto, os parisienses foram desafiados a decidir sobre o aumento da tarifa de estacionamento para esses veículos. A ideia era triplicar o valor, em relação aos outros automóveis.

Dessa vez, a disputa foi mais acirrada. Dos 78.121 eleitores que participaram da votação, 42.415 (54,55%) eleitores foram “A favor” da tarifa especial e 35.340 (45,45%) foram “Contra” o aumento. A nova tarifa começou a vigorar em outubro de 2024. Os SUV representam 40% das vendas locais. 

As 500 novas ruas que serão criadas correspondem a 5 a 8 novas ruas verdes e de pedestres por distrito (Paula Barbosa: @paulabarbosa.fotografia)

Aceleração da ecologização

E também é pelo voto que a prefeita Anne Hidalgo quer que a população defina outra importante questão de mobilidade urbana. No domingo, 23 de março (e pela primeira vez jovens de 16 a 18 anos poderão participar), os 1,3 milhão de eleitores parisienses decidirão se 500 ruas da cidade serão devolvidas aos pedestres, ou seja, terão o trânsito de veículos interrompido definitivamente. 

O projeto, chamado pela Prefeitura de “aceleração da ecologização” ou “pedonalização”, prevê, no mínimo, uma “rua verde” em um raio de 300 metros das casas dos arrondissements (distritos, similar aos bairros). 

O referendo ainda contará com questões específicas para alguns dos distritos, como a criação de áreas verdes, fundo alimentar solidário, experimentação de tecnologias digitais para otimizar o consumo de energia na iluminação pública, jardim para animais de estimação, criação de conselho com prerrogativas na área da infância e da família.

Serão abertas 218 seções eleitorais, espalhadas por todos os distritos, em 34 locais de votação. 

A estimativa é que sejam necessários três anos para implementar toda a obra (Paula Barbosa: @paulabarbosa.fotografia)

10.000 vagas de estacionamento já removidas

O presidente da Comissão de Votação, Yves Charpenel, explica que se o voto "a favor" vencer, o trabalho de identificação de ruas, envolvendo os parisienses, será iniciado em nível distrital a partir de abril, antes da realização de estudos de viabilidade. A estimativa é que sejam necessários três anos para implementar toda a obra, cujo cronograma será definido em 2025. 

Desde 2020, mais de 10.000 vagas de estacionamento ao ar livre foram removidas e 197 ruas foram plantadas com vegetação.

Com informações, Prefeitura de Paris>>

@paris_maville @annehidalgo


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