
Em abril de 2022, os eleitores de Paris foram convidados para decidir, democraticamente, se gostariam de compartilhar as ruas e as calçadas da cidade com os 5.000 patinetes elétricos compartilhados por autoatendimento.
Dos 1.382.322 eleitores registrados nos cadernos eleitorais de Paris, 103.084 participaram da votação. Os que votaram a favor da manutenção do serviço (11.256 eleitores ou 10,97%) respeitaram a decisão da maioria (91.385 eleitores ou 89,03%) e assistiram os espaços destinados ao estacionamento dos patinetes serem transformados em parques de estacionamento para bicicletas.

Em fevereiro de 2024, o alvo da Prefeitura de Paris foram os automóveis SUV, considerados pela legislação local pesados, incômodos e poluentes. Também pelo voto, os parisienses foram desafiados a decidir sobre o aumento da tarifa de estacionamento para esses veículos. A ideia era triplicar o valor, em relação aos outros automóveis.
Dessa vez, a disputa foi mais acirrada. Dos 78.121 eleitores que participaram da votação, 42.415 (54,55%) eleitores foram “A favor” da tarifa especial e 35.340 (45,45%) foram “Contra” o aumento. A nova tarifa começou a vigorar em outubro de 2024. Os SUV representam 40% das vendas locais.

Aceleração da ecologização
E também é pelo voto que a prefeita Anne Hidalgo quer que a população defina outra importante questão de mobilidade urbana. No domingo, 23 de março (e pela primeira vez jovens de 16 a 18 anos poderão participar), os 1,3 milhão de eleitores parisienses decidirão se 500 ruas da cidade serão devolvidas aos pedestres, ou seja, terão o trânsito de veículos interrompido definitivamente.
O projeto, chamado pela Prefeitura de “aceleração da ecologização” ou “pedonalização”, prevê, no mínimo, uma “rua verde” em um raio de 300 metros das casas dos arrondissements (distritos, similar aos bairros).
O referendo ainda contará com questões específicas para alguns dos distritos, como a criação de áreas verdes, fundo alimentar solidário, experimentação de tecnologias digitais para otimizar o consumo de energia na iluminação pública, jardim para animais de estimação, criação de conselho com prerrogativas na área da infância e da família.
Serão abertas 218 seções eleitorais, espalhadas por todos os distritos, em 34 locais de votação.

10.000 vagas de estacionamento já removidas
O presidente da Comissão de Votação, Yves Charpenel, explica que se o voto "a favor" vencer, o trabalho de identificação de ruas, envolvendo os parisienses, será iniciado em nível distrital a partir de abril, antes da realização de estudos de viabilidade. A estimativa é que sejam necessários três anos para implementar toda a obra, cujo cronograma será definido em 2025.
Desde 2020, mais de 10.000 vagas de estacionamento ao ar livre foram removidas e 197 ruas foram plantadas com vegetação.
Com informações, Prefeitura de Paris>>
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