A pequena cidade de Valdobbiadene (10.576 habitantes), província de Treviso, na Região do Vêneto, reconhecida produtora de vinhos da Itália, vem despertando a atenção para um fato, no mínimo, inusitado: a barriga do prefeito Luciano Fregonese.
Desde o seu primeiro mandato, há uma década, Fregonese ganhou 50kg, o que atribui às “obrigações de convívio” do trabalho e às longas horas de trabalho.
Em junho, aos 47 anos, foi reeleito para mais um mandato, com 67 por cento dos votos. No dia da posse, estava com 130 quilos declarados (já chegou aos 140kg).
O prefeito não esconde suas dificuldades com o garfo, mas, também, não lhe falta força de vontade. Assim, firme na ideia de perder peso, ele prometeu voltar aos 90kg que pesava quando foi eleito pela primeira vez.
“Com certeza, era uma questão de preguiça e de estilo de vida sedentário também, mas ser prefeito significava que eu não praticava mais nenhum esporte ou atividade física”, disse Fregonese ao jornal britânico The Guardian.
“Administrar engorda”
Valdobbiadene é famosa por seu prosecco de vinho branco espumante, mas Fregonese diz que o volume de comida e os horários irregulares de alimentação foram o maior problema.
“O outro problema é que gosto de comer e beber, até porque aqui se come e bebe bem e por isso não é fácil seguir uma dieta.”
Fregonese relata que chegou a ter o apelido de “barrigudo” pichado em uma parede, e de conviver com comentários depreciativos sobre a sua aparência física, mas não se ofendeu. “Após anos como administrador, este é o resultado. Administrar engorda, obrigações de convívio engordam”, desabafa.
Gabinete itinerante
Após ganhar a eleição, Luciano Fregonese decidiu começar a se preocupar com a barriga. “Mas não sabia como, nunca tive tempo”, disse à Vanity Fair Italia. “Aí, conversando com um amigo que tinha o mesmo problema que eu, falamos um para o outro: vamos caminhar juntos. E por que não perguntamos também às pessoas da cidade?”.
Foi então que Fregonese decidiu transformar seu horário semanal de atendimento à população às quintas-feiras em sessões de caminhada. “Quem se preocupa comigo me diz que tenho que pensar na minha saúde. E quero fazê-lo juntamente com os meus cidadãos”, afirmou na primeira reunião, onde compareceram 45 pessoas.
A tática era: quem quiser falar com o prefeito, que aproveite a caminhada. Naturalmente, Fregonese não consegue falar com todos que participam da caminhada.
“Na realidade, 10 por cento dos cidadãos vêm fazer-me denúncias e pedidos. Os outros apenas me acompanham e vão passear com o cachorro ou com a família em um grupo inclusivo e não performativo”, disse ele à Vanity Fair Italia.
Descobrir belezas naturais
Toda semana, Fregonese oferece um roteiro diferente, levando os participantes a descobrir as belezas naturais e culturais que cercam o terreno montanhoso de Valdobbiadene.
O trajeto é normalmente de 5,5 quilômetros e o prefeito conta que as pessoas agora esperam em suas janelas para cumprimentá-los quando passam, e até oferecem uma taça de vinho. O número de participantes aumenta a cada caminhada. Muitos, em um gesto de solidariedade, para incentivar o prefeito na sua jornada para perder peso.
Recentemente, Valdobbiadene e Bento Gonçalves (RS) assinaram um ‘Pacto de Amizade’ visando promover o desenvolvimento cultural, intelectual e econômico entre as cidades. Os prefeitos Luciano Fregonese e Diogo Siqueira se comprometeram a estabelecer contatos para a troca de experiências entre as comunidades e o desenvolvimento de ações conjuntas.
E então, Diogo Siqueira?
Com informações, Rebecca Ann Hughes, EuroNews
@prefeiturabento @diogosegabinazzisiqueira @visitvaldobbiadene @lucianofregonese