Em meio a preocupações nacionais sobre o impacto da tecnologia na juventude, a maioria dos adolescentes americanos usa mídias sociais e tem um smartphone, e quase metade diz que está on-line quase constantemente, conforme a pesquisa ‘Adolescentes, Mídias Sociais e Tecnologia 2024’ do Pew Research Center, realizada com adolescentes de 13 a 17 anos dos Estados Unidos da América (EUA), de 18/09 a 10/10 de 2024.
O YouTube está no topo da lista de plataformas on-line (90%). Nove em cada dez adolescentes relatam usar o site, um pouco abaixo dos 95% em 2022. TikTok (63%), Instagram (61%) e Snapchat (55%) vêm em seguida. O uso do Facebook (32%) e do X (17%) caiu drasticamente na última década. Cerca de um quarto dos adolescentes (23%) afirmam usar o WhatsApp, um aumento de 6 pontos percentuais desde 2022. E 14% dos adolescentes usam o Reddit, uma parcela que se manteve estável nos últimos anos. Sobre o Threads, lançado pela Meta em 2023, apenas 6% dos adolescentes relatam usá-lo.
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Os debates sobre o uso de mídias sociais por adolescentes geralmente se concentram em quanto tempo os adolescentes passam nessas plataformas. Enquanto os legisladores exploram regulamentações potenciais, a pesquisa de 2023 descobriu que a maioria dos americanos apoia limites de tempo para menores nas mídias sociais.
A pesquisa do Pew Research perguntou aos adolescentes com que frequência eles usam cinco plataformas: YouTube, TikTok, Instagram, Snapchat e Facebook.
No geral, 73% dos adolescentes dizem que acessam o YouTube diariamente, o que torna o YouTube a plataforma mais usada e visitada. Essa parcela inclui 15% que descrevem seu uso como “quase constante”.
Cerca de seis em cada dez visitam o TikTok diariamente. Isso inclui 16% que relatam estar nele quase constantemente.
Cerca de metade dos adolescentes afirma que acessa o Instagram ou o Snapchat todos os dias, incluindo cerca de um em cada dez que afirma estar em cada uma dessas plataformas quase constantemente.
A parcela de adolescentes que afirmam usar o Instagram quase constantemente aumentou ligeiramente, de 8% em 2023 para 12% hoje.
Relativamente poucos adolescentes relatam usar o Facebook diariamente (20%).
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Em todas as cinco plataformas, um terço dos adolescentes usa pelo menos um desses sites quase constantemente.
Adolescentes mais velhos são mais propensos do que adolescentes mais novos a usar cada uma das plataformas. Notavelmente, adolescentes de 15 a 17 anos são mais propensos do que aqueles de 13 a 14 anos a dizer que usam o Instagram (72% vs. 43%) ou o Snapchat (63% vs. 44%).
As diferenças são mais modestas para plataformas como o YouTube, que a maioria dos adolescentes mais velhos (92%) e mais novos (87%) usam.
O Facebook continua sendo mais comumente usado entre adolescentes em lares de baixa renda. Por exemplo, 45% dos adolescentes em lares que ganham menos de US$ 30.000 por ano dizem que usam o Facebook. Isso cai para 35% entre adolescentes em lares que ganham de US$ 30.000 a US$ 74.999 por ano e 29% entre adolescentes com renda familiar de US$ 75.000 ou mais.
Adolescentes em famílias de baixa renda são mais propensos do que aqueles em famílias de alta renda a dizer que usam o TikTok (73% vs. 59%).
Com informações, Michelle Faverio e Olivia Sidoti, Pew Research Center.
@pewresearch
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