Logo Agência Cidades
Agora é Lei!

Nenhum brasileiro é mais verde e amarelo do que o pequi

Lei proíbe a derrubada, uso predatório e estabelece políticas de manejo do pequizeiro, além de criar mecanismos para a identificação de comunidades tradicionais de produtores

8/01/2025 - 12:33 Por Wilson Lopes

O Governo Federal sancionou a Lei nº 15.089/2025, que institui a ‘Política Nacional para o Manejo Sustentável, Plantio, Extração, Consumo, Comercialização e Transformação do Pequi (Caryocar brasiliense) e demais Frutos e Produtos Nativos do Cerrado’.

A norma teve origem no Projeto de Lei nº 1970/2019, do deputado Rogério Correia (PT-MG), e proíbe a derrubada, o uso predatório e estabelece políticas de manejo, com o objetivo de incentivar a preservação de áreas com presença de pequizeiro e de outros produtos nativos do Cerrado. Além disso, cria mecanismos para a identificação de comunidades tradicionais de produtores.

A legislação também prevê formas de viabilizar eventos culturais que estimulem o turismo e o comércio desses produtos. Por fim, desenvolve selos de qualidade e de procedência dos frutos do Cerrado.

Autor do projeto, Correia destacou que, ao investir na produção de base sustentável dos frutos do Cerrado, “nós também investimos no sustento dos agricultores-agroextrativistas e na profissionalização de uma cadeia produtiva importante para o país”.

A lei pretende incentivar a industrialização do pequi e demais frutos do Cerrado, mediante sua transformação em doces, licores, batidas e outros derivados (Frepik)

Pequi or not Pequi?

Recente reportagem publicada na Agência Cidades já adiantava o debate pela paternidade da iguaria no plenário do Congresso Nacional. A mesma pauta tratava das pesquisas da Emater e da Embrapa Cerrados para desenvolver uma nova variedade, de pequi sem espinhos. Bem como do aumento da produção e do consumo, não só no Centro-Oeste, mas pelo Brasil afora. 

Acesse a reportagem Minas Gerais, Goiás e Tocantins disputam 'Ouro do Cerrado'>>

Acesse a LEI Nº 15.089, DE 7 DE JANEIRO DE 2025>>

Acesse o boletim ‘Agro em Dados’>>

Acesse o Projeto de Lei n° 193/2021 – Confere ao município de Montes Claros, em Minas Gerais, o título de ‘Capital Nacional do Pequi>>

Acesse o Projeto de Lei n° 351/2021 – Torna o ‘Pequi Goiano Patrimônio Cultural, Ambiental e Ecológico Nacional>>

Acesse o Projeto de Lei n° 862/2021 – Declara o Pequi, Fruto do Pequizeiro, Típico da Cultura dos Estados de Goiás e Tocantins, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil>> 

Acesse Ranking ‘TasteAtlas’ - 37 Piores Comidas Brasileiras

@ematergoias @embrapa @delegadomarcelofreitas @joseneltooficial @eduardogomestocantins @rogeriocorreia_ @sorayathronicke @senadorkajuru @wildermorais @ronaldocaiado @coroneladailton @ceasagoias @elainy803 @rafaelgouveiago @prefmambai @pedro_leonardo_rezende


Deixe seu Comentário