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Geração Z quer casa

Jovens de Goiás lideram ranking de compra de imóveis no Brasil

Levantamento da MRV identificou que jovens de 18 a 30 anos representam 47% dos investidores de imóvel no País

6/12/2024 - 11:48 Por Wilson Lopes

A chamada Geração Z (Gen Z ou Zoomers), formada pelos nascidos entre 1995 e 2010, soma 45,3 milhões de pessoas no Brasil, o que representa 22% da população do país (IBGE/2022). 

Reconhecida a primeira formada pelos nativos digitais — aqueles que vieram ao mundo praticamente com a proliferação da internet, a geração está se tornando parte relevante da população economicamente ativa brasileira.

E boa parte dos Zoomers está encontrando no mercado imobiliário um porto seguro para ancorar seus investimentos. Atenta a esse público, a MRV, maior construtora da América Latina, realizou um levantamento interno em 2023 e descobriu que jovens de 18 a 30 anos estão comprando mais imóveis. 

Esse grupo já representa quase 47% dos compradores de imóveis da construtora no período, demonstrando uma tendência crescente de investimento em propriedades por parte dessa geração.

Na lista de maiores compradores da Geração Z, destacam-se os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Goiás, primeiro no ranking nacional, a porcentagem de clientes entre 18 e 30 anos representa 63%; seguido por Mato Grosso do Sul com 58% e as últimas duas com 53% dos compradores da MRV em 2023.

% de clientes entre 18 e 30 anos que compraram imóveis 

1º Goiás: 63%
2º Mato Grosso do Sul: 58%
3º Rio Grande do Sul: 53%
4º Santa Catarina: 53%

Fonte: MRV&CO

Sonho e investimento 

A goiana Karen Stefany Almeida, de 21 anos, atua como consultora comercial e também tem uma atividade autônoma na área de estética feminina. Há pouco mais de dois meses decidiu investir na realização do seu sonho da casa própria. Ela conta que já planejava adquirir seu apartamento para morar com o marido, desde que se casou, há dois anos, mas agora a oportunidade surgiu e ela não pensou duas vezes em fazer o investimento. “Para mim ter um imóvel significa realização pessoal, mas vai além disso, pois também é um investimento que faço para minha vida, pois o imóvel em Goiânia tem valorizado bastante”, comenta ela que comprou um apartamento na planta no residencial Gran Paris, que está sendo construído no setor Faiçalville, em Goiânia. 

“Por nascerem na era digital e se interessarem por buscar novas formas de aumentar a renda, sabemos que esses jovens têm investido em moedas e ativos digitais. No entanto, o sonho da casa própria segue sendo um dos grandes objetivos dessa geração, aliado a fatores como aumento do preço do aluguel e a instabilidade econômica do país têm colaborado na decisão dos jovens de 18 a 30 anos para a aquisição do imóvel”, destaca Thiago Ely, diretor executivo comercial da MRV.

De acordo com Thiago Ely, os jovens estão buscando cada vez mais cedo sair da casa dos pais para morar sozinhos ou iniciar uma vida a dois. “Além disso, esse público é mais exigente na hora de comprar e busca por imóveis que sejam sustentáveis, seguros e que ofereçam opções de lazer”, explica Ely.

A MRV é considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina. Em Goiás, ela atua desde 2006, entregou 67 empreendimentos e mais de 16 mil unidades. Atualmente, conta com mais de 2000 unidades em construção nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Valparaíso de Goiás. 

FreePik

 Quais são as características de consumo da geração Z? 
A principal característica da gen Z é justamente a sua íntima relação com a tecnologia. São pessoas acostumadas a um ambiente totalmente conectado e digital, abertas à inovação, comunicação e diversidade.

  • Propósito: produtos consumidos que sejam alinhados às suas crenças pessoais.
  • Saúde mental: 56% dos brasileiros da geração Z se consideram estressados e ansiosos.
  • Consumo responsável: pragmatismo em relação às suas finanças.
  • Consciência socioambiental: engajada em causas sociais, ambientais e políticas.
  • Diversidade: respeito pela individualidade de cada um.
  • Conectividade: valorizam a comunicação e o diálogo.
  • Imediatismo: experiência fluida e sem barreiras. 
  • Personalização: experiências são mais importantes do que os produtos em si.
  • Autenticidade: precisam ter uma identificação genuína com o produto e o que ele se propõe a entregar.
  • Privacidade: genuína preocupação com o uso de seus dados e imagem.
  • Omnicanalidade: integram o mundo físico ao digital para proporcionar uma experiência mais completa.

Fonte: pagar.me 

@comunicacaosemfronteiras @mrv

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