Logo Agência Cidades
Reportagens

Helsinque tem a melhor mobilidade urbana e Hong Kong o melhor transporte público do mundo

Urban Mobility Readiness Index avaliou as 65 cidades globais; São Paulo (46) e Rio de Janeiro (52) chegaram atrasadas

1/10/2024 - 08:00 Por Wilson Lopes

O Fórum Oliver Wyman, um grupo de líderes empresariais que se reúne para discutir políticas públicas e propor soluções para questões que afetam o clima, sustentabilidade, futuro do dinheiro, consumo, mercado e mobilidade acaba de divulgar a quinta edição do Urban Mobility Readiness Index (UMR 2023) – ou Índice de Preparação para Mobilidade Urbana.

Elaborado em parceria com a Universidade Berkeley, da Califórnia, o índice classifica as 65 cidades globais sobre a sua preparação para melhorar o transporte público e a mobilidade sustentável.

Estas cidades são geograficamente diversas, representando seis regiões globais: América do Norte, América Latina, Europa, Médio Oriente, Ásia-Pacífico e África. Vão desde megacidades extensas como Tóquio e Deli, até cidades mais compactas como Oslo e Washington DC, até metrópoles em rápido desenvolvimento como Nairobi.

Elas foram selecionadas devido aos seus desafios de mobilidade distintos e às diversas soluções que buscam. Compreendem a importância da mobilidade e servem como epicentros econômicos para as suas regiões, tornando os seus esforços para melhorar a mobilidade vitais para o crescimento de áreas muito maiores.

Critérios

Para elaborar o ranking, a equipe de pesquisa chegou aos seis principais atributos dos futuros ecossistemas de mobilidade:

Integrada: A mobilidade deve ser intermodal, serviços de balcão único que proporcionem viagens, deslocamentos diários e experiências de entrega contínuas.

Acessível: A mobilidade deve ser fácil de usar, acessível, conveniente, eficiente e disponível para todos.

Sustentável: Os sistemas e soluções não devem degradar o ambiente ou a saúde dos residentes da cidade e podem até oferecer-lhes benefícios económicos.

Inovador: As cidades devem incentivar a inovação e tirar partido das tecnologias mais recentes, reinterpretando-as para se adaptarem às suas necessidades.

Colaborativo: Os municípios precisam criar coligações com empresas do setor privado, tanto grandes corporações como startups, para poderem trabalhar em conjunto para moldar o futuro.

Resiliente: Como os desastres e outros riscos desafiam a resiliência da mobilidade urbana, é importante que as cidades priorizem a questão.

Dimensões 

O UMR 2023 utiliza cinco dimensões básicas para classificar as cidades: infraestrutura, impacto social, atratividade do mercado, eficiência dos sistemas e inovação. Juntos, eles demonstram o quão as cidades estão preparadas para liderar o próximo capítulo da mobilidade.

As cidades que lideraram a edição deste ano são aquelas que optaram pelos blocos de construção mais simples do transporte urbano, como infraestrutura e eficiência de sistemas, em vez de soluções mais inovadoras ainda em desenvolvimento, como carros autônomos. 

A importância dos investimentos em mobilidade não pode ser subestimada: 45% dos consumidores afirmaram que a acessibilidade e a disponibilidade são os fatores mais importantes que impulsionam as suas decisões de mobilidade, logo atrás da acessibilidade, de acordo com pesquisa do Fórum Oliver Wyman.

Bilhete único

Oferecer uma rede de transporte público densa e fácil de usar é um investimento inteligente para as cidades que desejam aumentar o número de passageiros do transporte público e fazer crescer suas economias: cada US$ 1 bilhão investido em transporte público gera retornos econômicos cinco vezes maiores e cria 50 mil empregos, de acordo com o C40, uma coligação de 96 cidades que defendem a ação climática.

Alguns governos estão proativos no sentido de tornar o transporte público mais acessível. Berlim e Munique, por exemplo, se beneficiam do recente ‘Deutschland Ticket’ da Alemanha, que permite aos passageiros utilizar todos os transportes públicos locais por cerca de 52 dólares por mês. 

Seul, da mesma forma, planeja lançar um passe de transporte coletivo que permitiria aos passageiros usar todas as linhas de metrô e ônibus e o serviço de compartilhamento de bicicletas da cidade já em 2024. Boston, entretanto, está estudando a viabilidade de oferecer tarifas de transporte público flexíveis com base nos níveis de renda.

A vitalidade urbana depende de redes de mobilidade acessíveis, convenientes e sustentáveis. À medida que as pressões globais colocam em causa os meios de subsistência e o clima, as cidades devem garantir a sua viabilidade como locais para viver e trabalhar no futuro. Um regresso aos fundamentos que mantêm a mobilidade sustentável, acessível e eficiente pode fortalecer essa vitalidade.

Ranking

A líder do ranking da mobilidade urbana é Helsinque, capital finlandesa, que possui zonas sem carros, grandes investimentos em infraestruturas de carregamento de veículos elétricos, infraestruturas avançadas para ciclistas e uma rede de transportes públicos em expansão com novos projetos de metropolitanos ligeiros e elétricos. Com uma passagem de US$ 3, os passageiros podem viajar em qualquer meio de transporte.

Índice de Preparação para Mobilidade Urbana.

UMR Cidade Mobilidade Sustentável Transporte público
1º  Helsinque (Finlândia)  4 6
2º  Amsterdã (Países Baixos) 2 11
3º  Estocolmo (Suécia) 5 5
4º  São Francisco (Estados Unidos) 23 18
5º  Munique (Alemanha)  7 16
6º  Cingapura (Singapura)   9 3
7º  Zurique (Suíça) 8 2
8º  Paris (França) 12 7
9º  Copenhague (Dinamarca)   3 4
10º  Berlim (Alemanha) 10 9
11º  Londres (Inglaterra)  11 12
12º  Nova Iorque (Estados Unidos) 25 17
13º  Seul (Coreia do Sul) 17 13
14º  Oslo (Noruega)  1 8
15º  Hong Kong (Hong Kong) 6 1
16º  Tóquio (Japão) 15 10
17º  Washington DC (Estados Unidos) 21 25
18º  Chicago (Estados Unidos) 30 15
19º  Boston (Estados Unidos)  26 34
20º  Madri (Espanha) 19 28
21º  Vancouver (Canadá) 16 24
22º  Sidney (Austrália) 27 14
23º  Los Angeles (Estados Unidos) 31 36
24º  Barcelona (Espanha) 20 22
25º  Toronto (Canadá) 24 36
26º  Montreal (Canadá)  22 35
27º  Atlanta (Estados Unidos) 35 39
28º  Dubai (Emirados Árabes)  46 31
29º  Melbourne (Austrália)  43 29
30º  Pequim (China)  18 30
43º Santiago (Chile)  42 43
44º Buenos Aires (Argentina) 37 32
46º São Paulo (Brasil) 39 48
52º Rio de Janeiro (Brasil)  50 41

Fonte: Urban Mobility Readiness Index (UMR 2023)

@oliverwymanconsulting

Acesse o Índice Urban Mobility Readiness Index>

Veja o vídeo do transporte público de Amsterdã, publicado no canal do Youtube da Agência Cidades>

 


Deixe seu Comentário