A BR-040, no trecho de 594,8 quilômetros que vai de Cristalina, em Goiás, à capital mineira de Belo Horizonte, passará a ser pedagiada em breve. O grupo francês VINCI Highways SAS, estreante em certames rodoviários no Brasil, venceu a disputa pela concessão, prometendo investir R$ 12 bilhões em melhorias na estrada. O contrato prevê a operação da nova concessionária ao longo dos próximos 30 anos.
O grupo VINCI atua prioritariamente com operação de aeroportos, estando em 13 países e administrando oito contratos desta modalidade no Brasil. Em 2022, comprou parte do grupo Entrevias, que opera atualmente 570km de rodovias paulistas.
Principais melhorias
No primeiro ano do contrato, a nova concessionária deverá realizar obras emergenciais na rodovia, como a correção de pavimento, eliminação de buracos e recomposição da sinalização.
Até o final do contrato, de 30 anos, estão previstos:
- 342,864 quilômetros de faixas adicionais
- 61,6 quilômetros de vias marginais
- 5 passagens subterrâneas
- 34 passarelas
- 272 pontos de ônibus
- 18 passagens de fauna
- 226 acessos
- 2 pontos de parada e descanso (PPD) para caminhoneiros
Dentre as melhorias, constam ainda a instalação de um sistema avançado de monitoramento, incluindo 228 câmeras (20 delas dedicadas às passarelas), análise de tráfego, 28 painéis de mensagem entre fixos e móveis, além de detecção automática de incidentes. A estimativa é de que haja uma geração de 94.104 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
Já entre as inovações trazidas pelo projeto estão o critério menor tarifa associado a curva de aporte; a implementação de uma tarifa diferenciada para pistas dupla e simples; desconto de 5% para pagamento eletrônico; descontos progressivos de acordo com a frequência de uso da rodovia favorecendo quem precisa pegar a estrada diariamente; e alocação de 1% da receita bruta em infraestrutura resiliente.
Extensão de 1.116,8km
A Rota dos Cristais (BR 040/GO/MG) é o segundo leilão de relicitação da BR-040 dentro da gestão atual do Ministério dos Transportes. O certame anterior aconteceu em abril deste ano e compreendeu o trecho de 218,8 km de extensão que liga Juiz de Fora, em Minas Gerais, ao Rio de Janeiro. Saiu vencedor o Grupo EPR Via Mineira, formado pelas empresas Perfin e Equipav, que apresentou um desconto sobre a tarifa básica de pedágio de 11,21%.
Com uma extensão total de 1.116,8km, a BR-040 era operada pelas concessionárias Via040, que administrava 936,8km da rodovia, e Concecer, com 180km. Após a finalização dos contratos, o Ministério dos Transportes decidiu pela divisão dos dois lotes em quatro trechos menores, assegurando, assim, a viabilidade econômica para as novas propostas.
Rota dos Cristais
A BR-040, conhecida como Rota dos Cristais, por dar acesso à cidade goiana de Cristalina, onde está uma das maiores reservas de cristais do mundo, é um dos mais importantes corredores logísticos do Brasil e liga o Centro-Oeste ao Sudeste e a Central Mineira está no coração desta rodovia. Isso a quem produz na região um rápido acesso tanto à Grande Belo Horizonte, quanto ao Noroeste de Minas e Triângulo Mineiro que fazem limite com o estado de Goiás.
A rodovia é essencial para o escoamento de grande parte da produção agrícola do Centro-Oeste, forte produtor de grãos. Ela conecta o interior do país a parte do Sudeste, principalmente os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. A rodovia ainda corta a Central Mineira. A região ganhou o apelido de Nova Fronteira Agrícola devido tanto à privilegiada posição logística, quanto ao aumento na produção de milho, soja e sorgo, algo que se soma à vocação para pecuária de corte, com tradição já consolidada.
A maioria dos produtos escoados pela rodovia são perecíveis e carecem de cuidado no transporte. Muitos deles têm baixo valor agregado, o que tornou a baixa tarifa de pedágio uma das condições impostas pelo Ministério dos Transportes no edital do leilão. Como são alimentos voltados ao consumo interno, base da cesta básica que vai à mesa do brasileiro, qualquer tensão na infraestrutura ao longo do percurso logístico pode resultar em inflação dos preços.
Essa lógica que impacta diretamente tanto na vida de produtores da agricultura familiar quanto das fazendas de médio e grande porte. A produção leiteira ainda é uma das principais fontes de geração de riqueza no oeste mineiro, que compete com os novos negócios do ramo agrícola.
Melhorias à vista
Para suportar os mais de 14 mil veículos diários que cruzam a BR-040, é preciso mais manutenção e menos tapa-buraco. Agora, o trabalho de restauração e preservação ficará a cargo da empresa que venceu o leilão.
Mais de 4,2 milhões de pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente, especialmente as que residem nos municípios ao longo da estrada como Cristalina, Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Curvelo e Paraopeba.
Com informações, Assessoria Especial de Comunicação do Ministério dos Transportes.
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