Logo Agência Cidades
INFORME PUBLICITÁRIO

Goiás vacina crianças e adolescentes contra dengue

Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos são atualmente o público-alvo da vacinação contra a dengue em Goiás

19/12/2024 - 00:01 Por

Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos são atualmente o público-alvo da vacinação contra a dengue em Goiás. O imunizante está disponível gratuitamente em mais de 900 postos de saúde espalhados por todo o Estado. Para garantir a proteção, é necessário aplicar duas doses com intervalo de 90 dias entre uma e a outra. 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) apontam que Goiás enfrenta, neste ano, a pior epidemia de dengue já registrada. Até o momento, são 313.665 casos, 414 óbitos confirmados e 47 em investigação. Em meio ao início do período chuvoso, e o consequente aumento de casos da doença, o imunizante se torna poderoso aliado na proteção da população. 

O Brasil é o primeiro país a incorporar o imunizante ao sistema público de saúde, e a aplicação das doses começou em fevereiro. Qualquer pessoa dentro da faixa etária indicada pode tomar a Qdenga, independentemente se já teve a doença ou não. A vacina é considerada segura e eficaz, desde que seja administrado o esquema das duas doses. 

Goiás já aplicou 348.921 imunizantes na faixa etária de 4 a 59 anos de idade, sendo 263.697 como 1ª dose e 85.224 como 2ª dose. Quem já iniciou o processo de imunização deve procurar um posto de saúde para concluir o esquema depois de três meses.

 


Deixe seu Comentário