Logo Agência Cidades
Alta Conformidade

Entre as 31 melhores UTI de Goiás, 10 são da rede pública

Avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária leva em conta 21 indicadores dos Núcleos de Segurança do Paciente

21/04/2025 - 13:09 Por Wilson Lopes

Dez hospitais da rede estadual de saúde de Goiás receberam o reconhecimento de Alta Conformidade, na ‘Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente – Hospitais com UTI 2024’, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O resultado, divulgado durante a campanha Abril Verde, comprova a qualidade dos serviços de saúde e segurança no ambiente de trabalho oferecidos aos pacientes pelo Governo de Goiás.

“Este reconhecimento é reflexo do trabalho integrado entre os profissionais de saúde e da implementação efetiva de protocolos de segurança assistencial, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)”, avalia o secretário Rasível Santos.

Alta Conformidade

Realizada anualmente pela Anvisa, a avaliação analisa a adesão dos hospitais com UTI às diretrizes nacionais de segurança do paciente. Os resultados são obtidos por meio de 21 indicadores informados pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

As unidades da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em Alta conformidade são: 

  • Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana); 
  • Hospital Estadual de Urgências Dr. Otávio Lage de Siqueira (Hugol); 
  • Hospital Estadual de Formosa (HEF); 
  • Hospital Dr. Alberto Rassi (HGG); 
  • Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso);
  • Hospital da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu); 
  • Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT): 
  • Hospital de Trindade (Hetrin); 
  • Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN) 
  • Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).
Critérios de avaliação estabelecidos pela Anvisa

Abril Verde

Durante o Abril Verde, a SES reforça o compromisso com ações que fortalecem a segurança nas unidades de saúde, promovem ambientes mais seguros para trabalhadores e pacientes e consolidam práticas que salvam vidas.

Também para fortalecer a regionalização da saúde, a SES criou, em janeiro de 2025, o Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente, que tem o objetivo de fortalecer a segurança do paciente no estado, oferecendo suporte à gestão na tomada de decisões e contribuindo para a redução de eventos adversos na saúde.

Abril Verde é a campanha anual dedicada à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, promovendo a cultura de prevenção e a melhoria das condições de trabalho. Em 2025, o tema da campanha é ‘Abril pela Segurança do Paciente’, focando na ampliação do acesso aos serviços de saúde e no cuidado seguro, equitativo e contínuo.

Práticas de Segurança

Para a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente - 2024 a Anvisa convidou 2.128 hospitais com UTI em todo o país. Desse total, 1.509 hospitais participaram da etapa de preenchimento e envio do formulário de Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, representando 71% de participação do público-alvo.

Em Goiás, 79 hospitais participaram da avaliação, o que representou 88% do público-alvo estimado pela Anvisa. Desse total, 31 hospitais apresentaram alta conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente em 2024. 

Quatro deles, alcançaram 100% de conformidade às práticas de segurança do paciente na avaliação nacional, segundo as informações enviadas pelo estado para a Anvisa.

São eles: 

1 - Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana/Anápolis)
2 - Santa Casa de Misericórdia de Anápolis (Anápolis)
3 - Hospital Estadual de Urgências Governador Otavio Lage Siqueira (Hugo/Goiânia)
4 - Hospital das Clínicas (Goiânia)

Com informações, Secretaria da Saúde do Governo de Goiás.

@governogoias @saudegoias @heana.saudegoias @hef.saudegoias @hgg.saudegoias @herso.saudegoias @hdt.saudegoias @hetrin.saudegoias @crer.saudegoias @santacasaanapolis @hc_ufg @hospitaldocoracaoanisrassi @hrhospitaldorim @hospitaldeacidentados @ioghospital

Acesse a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente>>

Acesse o relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente>>


Deixe seu Comentário