Um levantamento da VivaAmérica, empresa especializa no processo de imigração, inserção no mercado de trabalho, na atividade empreendedora e no mundo acadêmico americano, estimou que o brasileiro interessado em obter o visto dos Estados Unidos em junho de 2023 teria que esperar, em média, 508 dias pela entrevista em qualquer um dos cinco postos diplomáticos dos EUA no Brasil (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre).
A fila de espera atormentava quem precisava viajar a negócio ou a estudo e desestimulava a atividade turística. Scott Riedmann, ministro conselheiro interino para Assuntos Consulares da Embaixada e Consulados dos EUA, disse que medidas internas foram tomadas para evitar o estrangulamento. “Em 2023, aumentamos o número de funcionários consulares em todo o país, abrimos centenas de milhares de novos agendamentos, priorizamos vistos para estudantes que retornam aos estudos e simplificamos o processo de renovação de vistos para melhor atender aos viajantes brasileiros”.
A medida não só surtiu efeito como gerou um recorde: 1.125 milhão de vistos emitidos para brasileiros em 2023. “Esse aumento notável reflete os esforços coordenados por nossos consulados em todo o país para reduzir os tempos de espera para entrevistas de visto e proporcionar um processo de solicitação simplificado”, comemora Riedmann.
Sem entrevista
A outra boa notícia da Embaixada dos EUA é que os portadores de visto que tenham vencido a menos de 48 meses podem agendar a renovação sem a necessidade de uma nova entrevista. Os solicitantes com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos também estão dispensados da entrevista.
Quem solicita o visto pela primeira vez e tem entre 14 e 79 anos, deve marcar dois agendamentos: o primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e o segundo na Embaixada Americana ou Consulado.
Todos os brasileiros necessitam de um visto para visitar os Estados Unidos, incluindo passageiros em trânsito fazendo uma conexão internacional, viagem a turismo, trabalho temporário, estudo e intercâmbio.
De acordo com a Viva América, o tempo médio para conseguir a entrevista consular é de 8 oito dias atualmente.
Visto não garante entrada
O visto de turismo e negócios (B1/B2) é o mais solicitado e corresponde a mais de 90% das emissões para brasileiros. Atualmente eles têm validade de 10 anos. A taxa equivale a US$185 (R$ 920,00).
O visto permite que o turista viaje para os Estados Unidos, porém não garante a entrada no país. A autorização é do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de
Segurança Interna (DHS) que, após algumas perguntas, libera ou não a permanência por um determinado período (normalmente por seis meses).
Veja o passo a passo para solicitar um visto para os Estados Unidos>
@vivaamericaa #vistoEUA #ByeByeBrasil #ILoveNewYork #Atlanta #Orlando #Miami