Logo Agência Cidades
ICMS Ecológico

Em Goiás, município que conserva a natureza recebe mais ICMS

Municípios goianos com gestão eficiente do meio ambiente aumentam o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços repassado pelo Governo do Estado

3/03/2025 - 18:49 Por Wilson Lopes
O ICMS Ecológico é um instrumento fiscal de conservação ambiental (Semad)

O prazo para que os 246 municípios goianos façam solicitações e apresentem informações à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para participar do ICMS Ecológico foi prorrogado para 9 de maio.

As prefeituras deverão informar à Semad dados ambientais referentes ao ano de 2024 para participar da divisão do ICMS Ecológico. Esses dados serão usados para calcular quanto cada município receberá em 2026. A Semad repassa as informações para a Secretaria de Estado de Economia, que faz os cálculos e define o valor que cada cidade vai ganhar.

ICMS Ecológico
Municípios beneficiados 

  • 2019 - 157 
  • 2020 - 154
  • 2021 - 184 
  • 2022 - 220 
  • 2023 - 226 
  • 2024 - 230 

O ICMS Ecológico é um instrumento fiscal de conservação ambiental. Por meio dele, parte dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é distribuída para municípios que cuidam do meio ambiente.

A lei estadual diz que 25% da arrecadação estadual de ICMS pertence aos municípios e, dentro desse montante, 5% são atribuídos conforme o desempenho da gestão municipal em meio ambiente.

O benefício é destinado aos municípios que abriguem em seus territórios unidades de conservação da natureza (UC), terras indígenas ou territórios quilombolas e que atendam aos critérios ambientais definidos pela Lei Complementar nº 177/2022 e Decreto 10.190/2022.

Como flexibilização para 2025, também serão aceitas unidades de conservação instituídas por decreto municipal, desde que contenham informações básicas como nome, grupo de manejo, categoria, área e coordenadas geográficas.

Outra medida excepcional para este ano é que aqueles que ainda não implementaram coleta seletiva em suas cidades poderão apresentar um plano de ação para 2025, garantindo a pontuação necessária. Caso no próximo ano o município tenha executado apenas parte do plano que estabeleceu, receberá a pontuação proporcional.

Com informações, Juliana Carnevalli, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo de Goiás
@governogoias @semadgoias

Acesse a legislação do ICMS Ecológico>>

Confira a relação dos municípios contemplados>>

Acesse o Guia Orientativo do ICMS Ecológico de Goiás>>

 

 


Deixe seu Comentário