A Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano, do Ministério das Cidades, anunciou a abertura de uma trilha de novos cursos de capacitação e o lançamento de edital de financiamento de projetos em municípios para redução de riscos de desastres hidrológicos, em parceria com a Fiocruz.
Serão 17 novos cursos que compõem a Trilha de Aprendizagem PCVR - Desenvolvimento Urbano Sustentável, disponibilizados na plataforma Capacidades. São voltados para capacitar agentes públicos e sociais para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Desenvolvido em parceria com a Fiocruz, o novo edital Cidades Resilientes, será divulgado no início de abril e receberá inscrições de propostas até maio. Serão selecionados 15 municípios suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e inundações.
O edital prevê o desenvolvimento e aprimoramento de metodologias de planejamento urbano, capacitação de gestores para elaboração de projetos e intervenções voltadas à redução de riscos de desastres geo-hidrológicos.
O Pró-Cidades é um programa de financiamento cujo foco é o desenvolvimento urbano integrado, com um processo coordenado de articulação de políticas públicas, planos, programas e projetos setoriais nas cidades para viabilizar a urbanização inclusiva, resiliente, próspera e sustentável
O programa possui duas modalidades que, anualmente, disponibilizam R$ 1,6 bilhão para financiamento via FGTS, com fluxo contínuo: Reabilitação de Áreas Urbanas e Modernização Tecnológica Urbana.
Com informações, Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades.
@ministeriocidades @oficialfiocruz
Acesse o Caderno de Orientação do Planejamento Urbano Integrado>>
Acesse os 17 novos cursos na plataforma Capacidades>>