Um edital lançado neste mês pelos Correios pretende selecionar ideias inovadoras que melhorem serviços e resolvam desafios nas áreas de logística, planejamento, inovação, atendimento, tratamento, transporte e distribuição.
As inscrições para o edital, chamado de ‘1º Ciclo de Inovação Aberta – Soluções Operacionais’, ficarão abertas até o dia 2 de fevereiro.
Segundo os Correios, poderão participar empresas, startups, universidades, pesquisadores, alunos e profissionais de tecnologia da informação.
O ciclo será dividido em três fases – desafios públicos, prototipagem e teste de solução inovadora. Durante os 30 dias do prazo para envio de propostas, serão promovidos eventos on-line e disponibilizados materiais de consulta para orientar os participantes.
“Este ciclo é um marco para a empresa. Estamos trazendo inovação para o coração de nossas operações e conectando nossas demandas reais às soluções tecnológicas do mercado. Isso reforça nosso compromisso em criar um ecossistema logístico mais eficiente e preparado para o futuro”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
- Desafio 1 - Logística: Fulfillment
- Desafio 2 - Logística: Operações Customizadas
- Desafio 3 - Transporte: Custo de Referência
- Desafio 4 - Planejamento: Automatização do CEP
- Desafio 5 - Distribuição: Interatividade
- Desafio 6 - Tratamento: Efetivo
- Desafio 7 - Atendimento: Eficiência
- Desafio 8 - Inovação: Estruturação do Processo
361 anos
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil, mas que não se limita a apenas essa atividade: executa a distribuição de encomendas em todo o território nacional, bem com presta outros serviços de apoio ao Governo e de apoio à população, como distribuição de vacinas e remédios, livros didáticos para escolas, serviços bancários, entrega das provas do ENEM, dentre outros serviços sociais.
A legislação brasileira prevê o monopólio de carta, cartão postal, correspondência agrupada e telegrama para a União e a ECT foi criada para desempenhar esse papel pelo Estado.
A ECT tem origem com a criação do cargo de Correio-mor das cartas do mar em 1663. Em 1980, a empresa criou, em Brasília, o Museu Postal e Telegráfico da ECT. Atualmente denomina-se Museu Nacional dos Correios e, de acordo com a página oficial, tem mais de um milhão de peças da história postal, telegráfica e filatélica brasileira. Em 25 de janeiro de 2013, o serviço postal oficial brasileiro fez 350 anos e, para celebrar a data, lançou selos e logomarca alusivas ao evento. (Fonte: Wikipédia)
Acesse o 1º Ciclo de Inovação Aberta dos Correios - Soluções Operacionais>>
Com informações, Agência Brasil.
@correiosoficial