A partir desse ano, todos os processos seletivos para a contratação de servidores da Administração Pública Federal serão centralizados em um único sistema: o Concurso Nacional Unificado (CNU). O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
Para facilitar o acesso às informações oficiais e dar ampla transparência nos processos seletivos, o governo também criou um site para reunir em um só local as notícias, materiais de apoio e publicações. Além disso, a iniciativa tem por objetivo evitar que a sociedade não caia em eventuais tentativas de golpes ou disseminem informações falsas (fake news) sobre o Concurso Nacional.
O endereço do site é gov.br/gestao/concursonacional
O Ministério da Gestão também possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: [email protected]
Com informações, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos