Logo Agência Cidades
Remote Immersion 2025

Chapada dos Veadeiros entra na rota do turismo internacional

Destino goiano sediará o 'Remote Immersion', evento voltado para o mercado de luxo que desvenda paraísos remotos da América Latina

17/10/2024 - 12:44 Por Wilson Lopes

A Região da Chapada dos Veadeiros sediará a 8ª edição do ‘Remote Immersion’, evento voltado para o mercado de luxo que acontece anualmente em algum lugar remoto da América Latina. O encontro, marcado para os dias 20 a 23 de outubro de 2025, em Alto Paraíso (GO), foi captado pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo).

O ‘Remote Immersion’ é uma comunidade internacional que reúne profissionais do trade turístico comprometidos com a sustentabilidade, voltados para explorar lugares desconhecidos na América Latina, apresentando novas maneiras de se fazer negócios e se conectar por meio de experiências imersivas.

A ideia é ajudar a colocar um destino remoto no mapa do turismo responsável, promovendo a economia do turismo local, integrando e celebrando as culturas locais, reduzindo o impacto ambiental. 

O encontro prevê parcerias com fornecedores locais visando reduzir itens de uso único, especialmente plásticos; promover o uso consciente de água e energia; celebrar a cultura local e o patrimônio natural; enfatizar a gastronomia sustentável e apoiar os produtores locais; promover a conscientização, o conteúdo responsável e a comunicação consciente; além de reduzir a pegada de carbono.

Durante a imersão, são realizadas reuniões de negócios individuais, eventos sociais para criar conexões significativas, exposição de ideias (REMOTE Seeds), debates com personalidades do setor (REMOTE Talks), e atividades em pequenos grupos, respeitando as capacidades dos destinos.

Remote Immersion

  • 2016 - Amazônia brasileira.
  • 2017 - Patagônia, Chile.
  • 2018 - Las Catalinas, Costa Rica.
  • 2019 - Barichara Remota, Colômbia.
  • 2022 - Cafayate, Argentina.
  • 2023 - Cuenca, Equador.
  • 2024 - Puyehue, Chile.
  • 2025 – Antígua, Guatemala (19 a 22 de maio)
  • 2025 - Chapada dos Veadeiros, Brasil (20 a 23 de outubro)

Destinos fora da caixa

O responsável pela gestão geral do Remote Latin America, Roberto Bitelman, afirmou que a missão da entidade é ajudar os destinos a se beneficiarem de forma consistente no evento. “Não só em aumento do número de turistas, mas, também, na questão da qualificação do turismo; isso é sempre o que a gente busca: trazer o turista certo, o viajante certo para destinos fora da caixa, destinos remotos, sendo o nome da nossa essência”, informou.

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o evento tem capacidade de estimular a economia circular da região envolvendo empreendedores e fornecedores locais, que vão desde artesãos, guias de turismo, artistas, até empresas diversas do trade turístico. “Temos todas as credenciais para receber o evento no próximo ano. A Chapada dos Veadeiros é conhecida no mundo inteiro e tem uma identidade muito sólida pelo meio ambiente e bem-estar” afirmou.

O Parque protege uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas (Foto: Alex Malheiros)

Patrimônio Natural da Humanidade

Segundo a Remote Latin América, organizadora da feira, a Chapada dos Veadeiros foi escolhida pelos seus atrativos, como cachoeiras deslumbrantes, rios cristalinos e formações rochosas únicas, além do misticismo, experiências de bem-estar e por ser o berço da maior comunidade quilombola do Brasil, os Kalunga. Os participantes terão a oportunidade de se conectar com a população local e desvendar biodiversidade do Cerrado.

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança. Protegendo uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. 

O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

Em 2001, o Parque foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Distante 260km de Brasília e 460km de Goiânia, capital de Goiás, a ‘Chapada’, como é carinhosamente chamada, tem sido comparada a cidade de Machu Picchu, no Peru, erguida no alto da Cordilheira dos Andes, por volta de 1420, e abandonada pelo Império Inca, redescoberta somente em 1911.

Tanto a Chapada dos Veadeiros quanto Machu Picchu são cortadas pela linha imaginária do Paralelo 14S do Meridiano de Greenwich. E, por conta dessa semelhança, acredita-se que as duas sejam ligadas ou por túneis de quartzo, ou por um portal que pode levar a outra dimensão. 

Há, inclusive, no Jardim de Maytrea, um vale entre a cidade de Alto Paraíso e o Distrito de São Jorge, uma placa delimitando o local exato do Paralelo 14S.

Com informações, Karine Pinheiro, Agência Estadual de Turismo do Governo de Goiás.

@goiasturismo @governogoias

Acesse a página do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros>>

Acesse o Remote Immersion>>

Assista ao vídeo "REMOTE Immersion 2025">>

 


Deixe seu Comentário