Logo Agência Cidades
Quer saber?

'Central das Emendas' revela quanto o deputado e o senador destinaram para a sua cidade

Plataforma permite filtrar emendas parlamentares por município, Estado, função e área de aplicação

28/03/2025 - 16:07 Por Wilson Lopes

Acaba de ser lançada a plataforma ‘Central das Emendas’, uma ferramenta que organiza, consolida e disponibiliza dados sobre emendas parlamentares em um ambiente colaborativo para que pesquisadores, organizações e cidadãos possam compreender, monitorar e propor melhorias no uso dos recursos públicos da gestão pública brasileira.

Bruno Bondarovsky, em foto de arquivo quando era secretário de Fazenda de Mesquita (RJ): a plataforma amplia a capacidade de fiscalização e mobilização da sociedade civil

Criada pelo engenheiro de computação Bruno Bondarovsky, em parceria com a PUC do Rio de Janeiro, a Central das Emendas permite filtrar as emendas por autor, tipo, partido, estado, beneficiário, temática e período.

Instituídas pela Constituição de 1988 como uma forma de o Congresso Nacional participar da distribuição dos recursos do Orçamento, as emendas parlamentares viraram uma caixa-preta ao longo dos anos. Segundo os criadores, é difícil saber quanto um deputado federal ou senador destina a determinada cidade, ou estado, assim como os projetos beneficiados. Os dados estão espalhados por várias fontes, e muitas vezes desatualizados. A equipe ainda pretende agregar novas funcionalidades à plataforma, como a geração de relatórios com o uso de Inteligência Artificial para interpretar os dados selecionados.

“A Central das Emendas é um esforço de tecnologia e articulação que pode mudar como a sociedade brasileira se relaciona com desafios públicos espinhosos, como a distribuição e a execução do orçamento federal. A plataforma não apenas complementa as iniciativas de transparência e controle existentes, mas amplia a capacidade de fiscalização e mobilização da sociedade civil”, diz Bondarovsky. 

O engenheiro também trabalhou como gestor público nas prefeituras do Rio de Janeiro e de Mesquita e foi diretor de Programas na Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

A plataforma reúne dados abertos da transparência do Governo, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de agregar informações do IBGE sobre a população de cidades e estados, permitindo o cruzamento de dados e conclusões sobre a aplicação do dinheiro público.

A Central das Emendas contou com um financiamento concedido pela Embaixada e pelos Consulados dos Estados Unidos no Brasil para ex-participantes de programas de intercâmbio. O projeto de Bruno foi um dos aprovados na seleção para a categoria “Fortalecimento da democracia e dos direitos humanos”.

“Investir nesse tipo de solução vai contribuir para a melhor aplicação desses mais de R$ 50 bilhões destinados todos os anos às emendas parlamentares. E também pode abrir caminhos para debates estruturais urgentes sobre o papel dos poderes da República, o equilíbrio fiscal, a efetividade das políticas públicas e o combate à corrupção”, disse Bondarovsky.

Com informações, Flávia Albuquerque, Agência Brasil.

@bruno.bondarovsky @pucrio.oficial

Acesse a Central das Emendas>>

 

 


Deixe seu Comentário