O ônibus coletivo ainda é o principal meio de transporte utilizado pelos brasileiros (30,9%), por ser a única forma de deslocamento disponível (52,7%). A maioria utiliza todos os dias úteis (61,8%), pega só uma condução para o trabalho (81,4%), demora, em média, 36 minutos para chegar ao serviço, percorrendo uma distância de 13,5km. O custo diário com a passagem é de R$ 9,75.
Sobre a responsabilidade pelos problemas do transporte público, os usuários culpam o poder público (61,8%) em maior parte do que as empresas operadoras (20,3%). Mas questionados sobre a concordância com a gratuidade ou concessão de descontos nas tarifas, 86,7% dos usuários se disseram favoráveis.
Os dados da ‘Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana’, elaborada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), ajudam a identificar os principais modos de transporte utilizados pela população brasileira, caracterizar os deslocamentos e avaliar a percepção dos passageiros sobre o setor de transporte urbano no país.
A diretora-executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende, ressaltou a importância de dar visibilidade à pesquisa, especialmente em um ano de eleições municipais, para que eles sirvam como subsídios na formulação de políticas públicas para o transporte urbano de passageiros no país.
Segundo ela, é essencial aumentar os investimentos na mobilidade urbana, especialmente nos grandes centros, para garantir um transporte coletivo de qualidade e acessível a todos.
Os resultados foram apresentados ao Conselho Nacional de Secretários de Estado de Transportes e Mobilidade (Consetram), que reúne secretários estaduais de infraestrutura, transporte e mobilidade de todo o país.
“A intenção da Pesquisa é delinear os problemas enfrentados pelos usuários do transporte público. Ela servirá como parâmetro para o desenvolvimento de ações do próprio segmento e, ainda, fornecerá subsídios para a formulação de políticas de transporte urbano de passageiros no país”, pontua o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista.
O levantamento da CNT ouviu 3.117 pessoas em 35 municípios com mais de 100 mil habitantes, em abril e maio de 2024 (o Brasil tem 319 cidades com mais de 100 mil habitantes, onde vivem 115,6 milhões de pessoas – Censo/22).
Confira alguns resultados:
Acesse a ‘Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana’>>
@cnt_transporte