Logo Agência Cidades
Reportagens

As 5 melhores cidades do Brasil para morar são do interior

Índice dos Desafios da Gestão Municipal relaciona as 100 melhores cidades do Brasil com base na educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade

6/10/2024 - 15:39 Por Wilson Lopes

O portal Império das Milhas publicou o artigo ‘TOP 5 melhores cidades para morar no Brasil em 2024’, com base nos dados do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), um estudo que apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras.

O IDGM reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população, em uma metodologia semelhante à do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud):

Educação:

  • Matrículas em creche sobre o total de crianças de 0 a 3 anos de idade
  • Proporção de crianças de 4 a 5 anos matriculadas em pré-escola
  • Ideb Ensino Fundamental I – Rede Pública
  • Ideb Ensino Fundamental II – Rede Pública

Saúde:

  • Taxa de mortalidade prematura por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
  • Proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal
  • Cobertura das Equipes de Atenção Básica (%)
  • Mortalidade infantil

Segurança:

  • Taxa de homicídios por 100 mil habitantes
  • Taxa de óbitos em acidentes de trânsito a cada 100 mil habitantes

Saneamento e sustentabilidade:

  • Índice de esgoto tratado
  • Índice de perdas na distribuição de água
  • Índice de atendimento de água
  • Taxa de cobertura de coleta de resíduos domiciliares
  • Índice de atendimento de esgoto

Acompanhe um resumo do artigo, produzido por Mainá Bastos.
 
O Brasil abriga diversas cidades com índices de qualidade de vida, educação e segurança altíssimos. E o melhor de tudo, é claro, a cultura nacional impregnada em cada canto e as belezas naturais invejáveis que só encontramos por aqui. 

Pensando nisso, o Império das Milhas traz este artigo com algumas das melhores cidades para morar no Brasil. Portanto, antes de fazer as malas e ir até o aeroporto, não deixe de conferir o nosso TOP 5 na íntegra. Se interessou? Então venha conosco e descubra agora mesmo!

Talvez você esteja se perguntando porque deveria continuar morando no Brasil se existem tantos países incríveis para se viver ao redor do planeta. Contudo, a resposta mais simples é também a mais coerente: muitas pessoas são completamente apaixonadas pelo nosso país. 

Para alguns de nós, pode ser uma verdadeira tortura viver longe da nossa cultura, das festas, tradições e, principalmente, da nossa alegria e calor humano. Além disso, a saudade dos amigos e da família também pode ser um empecilho para muitos brasileiros irem viver fora do país. Por isso, para aqueles que estão insatisfeitos com o local de moradia atual, mas não abrem mão de viver no Brasil, nós garantimos: existem cidades fascinantes para se viver por aqui. 

Além disso, com o avanço da tecnologia e a facilidade de exercer atividades trabalhistas de forma remota, torna- se cada vez mais fácil e prático o processo de mudança para outra cidade. Por isso, se você está pensando em encontrar um novo local para viver, não deixe de continuar por aqui e conferir agora mesmo o nosso TOP 5 melhores cidades para morar no Brasil!

 5 melhores cidades para morar no Brasil 

A verdade é que não há uma resposta definitiva quando o assunto é a melhor cidade para se viver. Este tipo de decisão depende de diversos fatores, tais como: preferências pessoais, estilo de vida, orçamento, questões familiares, etc.

Entretanto, alguns locais apresentam índices de qualidade de vida e gestão pública que se destacam entre os demais e é justamente sobre esses destaques que iremos falar hoje. Portanto, sem mais delongas, venha conosco e descubra quais são as cidades mais bem avaliadas do Brasil!

São José dos Campos é referência no quesito qualidade de vida

5ª – São José dos Campos (SP) - 697.054 pessoas
O nosso quinto colocado é, nada mais nada menos, que a casa do famoso Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O município está situado na região do Vale do Paraíba Paulista e, segundo dados coletados pelo IDGM, é uma das melhores cidades para se viver no Brasil. São José dos Campos ocupa colocações de destaque há alguns anos e é referência no quesito qualidade de vida. Por lá, os custos são bem menores do que os encontrados na capital e a oferta de serviços públicos de qualidade é bem grande. São José dos Campos possui ainda um grande polo tecnológico, que fortalece a economia local de forma notável.

Em Piracicaba se encontra tudo o que é preciso para uma vida tranquila, saudável e estável

4ª – Piracicaba (SP) - 423.323 pessoas
Piracicaba também faz parte da região interiorana do estado de São Paulo e a sua sólida economia se baseia na atividade agropecuária. Por lá, as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional são grandes, principalmente para aqueles que se identificam com a área. Além disso, a cidade foi eleita como a quarta melhor do Brasil para se viver graças aos altos índices de segurança, saneamento básico, saúde, empregabilidade e educação. Ou seja, por lá você encontra tudo o que é preciso para uma vida tranquila, saudável e estável. Ainda, o município está localizado a menos de duas horas da grande capital, o que pode facilitar algumas atividades do cotidiano de quem precisa ter contato constante com o grande centro. 

Em São José do Rio Preto você irá encontrar uma vida tranquila, segura e com um custo de vida 40% menor do que a média da capital

3ª – São José do Rio Preto (SP) - 480.393 pessoas
E se você pensou que os municípios paulistas não iam mais aparecer nessa lista, se enganou! O nosso terceiro colocado também está localizado no interior de São Paulo, mas nem de longe lembra o caos da grande capital. Em São José do Rio Preto você irá encontrar uma vida tranquila, segura e com um custo de vida 40% menor do que a média da capital. Ou seja: um verdadeiro paraíso. O IDGM considerou a cidade como ideal para se viver no Brasil graças aos altos índices de saúde pública, educação, segurança e saneamento básico. Além disso, a economia local é forte e não deixa a desejar no quesito emprego.

Jundiaí é a fusão perfeita entre a tranquilidade da cidade pequena com a modernidade e facilidade de uma metrópole

2ª – Jundiaí (SP) - 443.221 pessoas
Jundiaí é conhecida como “a parte saudável” do estado de São Paulo. Por isso, se você busca uma vida mais tranquila e segura, sem sair do estado, essa pode ser uma excelente opção. A economia local é forte e os índices de qualidade de vida são altos. Jundiaí foi considerada, segundo dados do IDGM, como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver no ano de 2021. Por lá, toda a correria da grande São Paulo se esvai e a atmosfera é pacata e tranquila. Jundiaí é a fusão perfeita entre a tranquilidade da cidade pequena com a modernidade e facilidade de uma metrópole. Sem sombra de dúvidas, ela deve estar entre a sua lista de opções. 

Maringá foi projetada sobre o conceito de “cidade jardim” e se destaca em educação, saúde, segurança pública e saneamento básico

1ª – Maringá (PR) - 409.657 pessoas
Localizada no interior do Paraná, Maringá é uma cidade bonita, agradável e muito segura. Em 2021, segundo dados do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), o município foi considerado como o melhor local do país para se viver graças à excelência obtida em todos os dados analisados. A nossa primeira colocada foi projetada sobre o conceito de “cidade jardim” e se destaca em educação, saúde, segurança pública e saneamento básico. Além disso, o custo de vida é baixo se comparado ao que vemos em grandes capitais, o que pode ser um atrativo para muitas pessoas. Maringá também levou destaque no ranking da Revista ISTOÉ em 2022, graças a todos os elementos que citamos anteriormente. Por isso, se você está em busca de um local pacato, seguro e economicamente estável, Maringá é o lugar!

Completam o ranking das 10 melhores cidades do Brasil Franca (SP), Curitiba (PR), Taubaté (SP), Campinas (SP) e Vitória (ES). São sete cidades paulistas e apenas duas capitais entre as dez primeiras colocadas. Se considerar as cinco primeiras da lista, a média de habitantes de uma ‘cidade ideal’ é de 490.730 pessoas. 

Veredito: qual a melhor cidade para morar no Brasil?

Agora que você já sabe quais são as melhores cidades para se viver por aqui, com base em dados de desenvolvimento social e econômico, chegou a hora de dar o veredito. Afinal de contas, qual é a melhor cidade para morar no brasil?

Como vimos, a cidade de Maringá se destaca pelos altos índices de empregabilidade, segurança, educação e qualidade de vida. O local é realmente fenomenal e vale a pena ser considerado caso você esteja procurando um novo lar. 

Contudo, a verdade é que não existe resposta para esta questão. O Brasil, em cada canto, possui histórias, belezas e experiências únicas. Obviamente, em um país com dimensões continentais, é comum que alguns locais se destaquem pelos índices de segurança pública, saúde, educação, etc. Contudo, a verdade é que, por aqui, todo lugar é maravilhoso. De Norte a Sul, vale a pena morar no Brasil!

Confira o TOP 100 IDGM 2021>>

Portal Império das Milhas>>

@prefeiturademaringa @cidadedejundiai @prefriopreto @prefeituradepiracicaba @prefeiturasjcamposoficial @prefeituradefranca @curitiba_pmc @preftaubate @prefcampinas @vitoriaonline @imperiodasmilhas


Deixe seu Comentário