Logo Agência Cidades
Reportagem Internacional

A gênese da discórdia

26/12/2023 - 10:33 Por Wilson Lopes

Abraão teria vivido há dois mil anos antes de Cristo e teria sido escolhido por Deus para ser o patriarca do povo hebreu (judeus) por conta de sua fé. O livro de Gênesis relata que Deus teria ordenado a Abrão para deixar a casa de seu pai, Terá, em busca da terra de Canaã, desde o Rio do Egito até o Eufrates (onde viviam cananeus e fariseus), prometendo-lhe, e à sua descendência, as terras de suas peregrinações, em perpétua possessão.

Após dez anos na terra prometida, Abraão clamou ao Senhor por filhos, mas sua esposa, Sara, era estéril. Sara, então, ofereceu-lhe sua serva egípcia, Agar, para lhe conceber um filho. Dessa relação nasceu Ismael. Treze anos após, o Senhor disse a Abrão que iria lhe conceder um filho com Sara, mesmo ambos já com idade avançada e ela até então infértil. Dessa promessa nasceu Isaque.

Com o nascimento de Isaque, Sara se revoltou contra Agar e seu filho Ismael. Abraão, então, despediu-os de casa e eles se refugiaram no deserto. Para testar a fé de Abraão, Deus lhe pediu o seu filho com Sara, Isaque, em sacrifício. Abraão não contestou, ratificando o seu temor. Mas, antes do holocausto, foi impedido pelo anjo do Senhor, que fez surgir uma ovelha, sacrificada no lugar de Isaque. Desta passagem surgiu a expressão "Deus proverá!". 

Ismael foi pai de 12 filhos, de onde se originaram os povos árabes e as 12 tribos ismaelitas, que habitaram a fronteira com o Egito.

Isaque se casou com Rebeca, que teve filhos gêmeos, Esaú e Jacó. Esaú se casou com duas mulheres pagãs e com sua prima, Maalate, filha de Ismael, dando origem aos judeus edomitas. Jacó, que mudou de nome para Israel, também teve 12 filhos, de onde surgiram as 12 Tribos de Israel. 

Cada qual com seu credo, os judeus acreditam que Isaque é o filho da promessa de Deus a Abraão. Para os árabes, Ismael é o primogênito e herdeiro de Abraão. Desde então, árabes e israelitas nunca mais conviverem em paz, mesmo atrelados pelos laços genéticos que os unem como irmãos.

"Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam."
Salmo 122:6

Confira a Galeria de Fotos:
Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza

Por Wilson Lopes, de Israel/Cisjordânia, com informações Agência Brasil, BBC, CNN Brasil, Exame, Brasil Escola, História do Mundo


Deixe seu Comentário