A Constituição Federal consagra, no art. 5º, inciso IV, a liberdade de pensamento e, no inciso VI, a inviolabilidade da consciência e da crença, sendo assegurado o livre exercício das manifestações religiosas, bem como a garantia de seus locais de culto e liturgias.
Na teoria, o Brasil é um Estado laico, que não adota uma religião oficial e nem se manifesta em assuntos religiosos.
Mesmo assim, no dia 21/01 o país celebra o Dia Mundial da Religião, que também é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
Publicação do @ibgeoficial observa que a data é um convite à convivência pacífica e fraterna entre todas as religiões, incentivando a reflexão sobre nossas tradições e crenças, e como podemos colaborar para um mundo melhor.
Enquanto os dados da composição religiosa no Brasil não atualizados, o IBGE considera o Censo Demográfico de 2010 para demonstrar a diversidade religiosa do país. Vale ressaltar que o quesito é respondido de forma aberta no questionário, permitindo aos entrevistados a nomeação de qualquer culto ou religião.
Composição religiosa no Brasil
- 64,6% dos brasileiros (cerca de 123 milhões) declaram-se católicos;
- 22,2% (cerca de 42,3 milhões) declaram-se protestantes (evangélicos tradicionais, pentecostais e neopentecostais);
- 8,0% (cerca de 15,3 milhões) declaram-se irreligiosos: ateus, agnósticos, ou deístas;
- 2,0% (cerca de 3,8 milhões) declaram-se espíritas;
- 0,7% (1,4 milhão) declaram-se as testemunhas de Jeová;
- 0,3% (588 mil) declaram-se seguidores do animismo afro-brasileiro, como o Candomblé, o tambor de Mina, além da Umbanda;
- 1,6% (3,1 milhões) declaram-se seguidores de outras religiões, tais como: os budistas (243 mil), os judeus (107 mil), os messiânicos (103 mil), os esotéricos (74 mil), os espiritualistas (62 mil), os islâmicos (35 mil) e os hoasqueiros (35 mil).
Fonte: Censo Demográfico 2010/IBGE
@ibgeoficial @secomvc
#Religião #Religiões #ContraaIntolerânciaReligiosa #Tolerância #Cidadania #DireitosHumanos #DiadaReligião #DiversidadeReligiosa