Logo Agência Cidades

Pode agendar!

Ministério do Turismo cria calendário de eventos para ninguém perder a festa

Calendário Turístico Oficial do Brasil se torna vitrine para impulsionar eventos populares e valorizar destinos nacionais

10 ABR 2025 - 16H43 • Por Wilson Lopes
O decreto considera eventos turísticos aqueles de notório conhecimento popular, com o potencial de gerar fluxo de turistas, com atratividade em períodos específicos do ano, que contribuem para a diminuição da sazonalidade do turismo nas localidades - Jeep Cross de Sanclerlândia (GO) Edmar Wellington

O Brasil acaba de lançar uma importante ferramenta para fortalecer a atividade turística e valorizar ainda mais a diversidade de seus destinos. Com a criação do Calendário Turístico Oficial do Brasil (Decreto 12.423, 3/04/2025), agora todos os 5.569 municípios do país poderão divulgar gratuitamente seus eventos na plataforma do Ministério do Turismo, gerando informações de qualidade para os turistas e, ao mesmo tempo, agregando valor aos seus destinos turísticos. 

A iniciativa tem como objetivo central divulgar, de forma organizada e acessível, os eventos turísticos realizados em todas as regiões do país, fomentando o turismo local, a economia regional e a redução da sazonalidade no setor.

Os procedimentos e o passo a passo para que municípios, Distrito Federal, Estados e entidades organizadoras de eventos possam solicitar a inserção de seus eventos no calendário estão dispostos em um manual, incluindo o tipo do evento (assistencial, cívico, cultural, comercial, empresarial, esportivo, folclórico, gastronômico, religioso, social, técnico), porte (micro, pequeno, médio, grande, megaevento), fluxo (mundial, internacional, latino-americano, nacional, regional, estadual, municipal), bem como a descrição, forma de realização e organização. 

O Calendário Nacional de Eventos tem como objetivo divulgar os eventos turísticos brasileiros e agregar valor à imagem dos destinos, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens (Procissão do Fogaréu, Cidades de Goiás, Lucas Diener, Secom/GO)

Eventos populares

O Ministério do Turismo será o responsável pela gestão e atualização do calendário. A ferramenta incluirá eventos populares com potencial para atrair visitantes em épocas específicas do ano, como festas tradicionais, celebrações culturais, festivais gastronômicos, esportivos e religiosos, entre outros.

A seleção dos eventos tem caráter promocional e informativo, reforçando a imagem dos destinos turísticos brasileiros e ampliando a oferta de informações de qualidade ao público.

O calendário será alimentado com base em propostas enviadas por municípios, estados, o Distrito Federal, entidades públicas federais, organizações do setor de turismo e promotores de eventos.

Embora a presença no calendário represente uma importante vitrine nacional e internacional para os eventos listados, a inclusão não garante apoio financeiro ou administrativo do governo federal e o Ministério do Turismo poderá, a qualquer momento, incluir novos eventos considerados relevantes para o setor, ou excluir aqueles cujas informações se mostrem inconsistentes.

Com informações, Fábio Marques, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.

@goiasturismo @mturismo

Acesse o Calendário Turístico Oficial do Brasil>>

Acesse o manual de orientação do preenchimento do Formulário de Eventos do Turismo>>

Acesse o Decreto 12.423, 3/04/2025>>