Angra dos Reis decreta emergência climática
Em um dos municípios mais bonitos do Brasil, maior parte do território é cercada por morros e cerca de 36% da população vive em favelas
6 ABR 2025 - 15H22 • Por Wilson LopesA cidade de Angra dos Reis, com 167.434 habitantes (IBGE/22), distante 98km da capital do estado, Rio de Janeiro, acumulou 324 milímetros de chuvas (324 litros por metro quadrado) em 24 horas, provocando alagamentos, deslizamentos, transbordamento de rios e danos em diversas áreas da cidade, o que levou a prefeitura a decretar situação de emergência no sábado (5/04/25).
O decreto permite que a prefeitura acesse recursos estaduais e federais, faça compras emergenciais, convoque voluntários e adote medidas imediatas de proteção à população, como evacuação de áreas de risco e uso de propriedades em situações emergenciais.
36% da população em favelas
Angra dos Reis está localizada à beira do mar e possui, em seu litoral, 365 ilhas. No continente, a maior parte do território é cercada por morros, o que contribuiu para desastres naturais, como deslizamentos de terra. Segundo o IBGE, em Angra cerca de 36% da população vive em favelas, situadas nos morros ou áreas de mangues.
O temporal do fim de semana provocou deslizamentos, alagamentos e transbordamentos de rios. Sirenes de alerta foram acionadas em 46 bairros. Danos foram observados em vários pontos do município e serviços de saúde não emergenciais foram suspensos. Trinta e seis pontos de apoio foram abertos pela prefeitura, inclusive quatro abrigos.
92 municípios
O Governo do Estado reforça as ações de planejamento e prevenção com os 92 municípios para as fortes chuvas previstas para o fim de semana. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil Estadual, as temperaturas devem cair no Rio de Janeiro, com a previsão de altos acumulados de chuvas em todo o estado, principalmente nas regiões Serrana e na Costa Verde.
Foram realizadas reuniões com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), com troca de informações atualizadas. Todos os municípios já foram alertados sobre a possibilidade de chuva intensa e receberam informes meteorológicos com orientações específicas.
As chuvas também provocaram impacto em outros municípios como Belford Roxo, onde foram registrados alguns deslizamentos e desabamentos sem vítimas. Em Teresópolis, oito pessoas tiveram que deixar suas casas. Em Petrópolis, 60 pessoas buscaram pontos de apoio.
Trechos de rodovias federais foram interditadas, como a BR-101 (Rio-Santos) e a BR-040 (Washington Luís) e BR-116 (Rio-Teresópolis) devido às chuvas. Alguns já foram liberados.
Com informações, Vitor Abdala, Agência Brasil e Prefeitura de Angra dos Reis.
@prefeituraangra
Pontos de apoio em Angra dos Reis>>
Devido à alta demanda, o número 199 da Defesa Civil pode apresentar instabilidade neste momento. Outras linhas também estão disponíveis para atendimento à população em Angra dos Reis: (24) 3365-4588 e (24) 3377-7991.