Governo seleciona jovens para representar o Brasil na COP 30
Selecionados atuarão como embaixadores e representantes da causa climática nas conferências internacionais
5 MAR 2025 - 12H39 • Por Wilson LopesJovens brasileiros, com idade entre 18 e 35 anos, interessados em integrar a delegação que representará o país nos debates e negociações sobre as mudanças climáticas durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), em novembro, na cidade de Belém (PA), têm até o dia 11/03 para se inscreverem no processo de seleção do ‘Campeão Climático da Juventude’ (Youth Climate Champion – YCC em inglês).
Para participar da seleção, é necessário morar no Brasil, ter experiência nas agendas de clima e meio ambiente e falar inglês fluente. A inscrição deve ser feita pelo e-mail selecao.pycc@presidencia.gov.br. É necessário enviar o currículo, comprovação de experiência de pelo menos cinco anos, e o formulário de ciência da Decisão 16 (COP28) que trata do regramento internacional sobre a função, além de dados pessoais (nome completo, data de nascimento, endereço e telefone). Um e-mail de confirmação será enviado em resposta até o dia 12 de março.
Os documentos serão analisados até o dia 16 e o resultado provisório das inscrições habilitadas será divulgado na página da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República no dia 17 de março.
Recursos sobre o resultado provisório poderão ser apresentados até o dia 19 e no dia 21 de março será publicada a lista final com o nome de todos os candidatos habilitados. A lista também será anunciada pelo presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago.
Políticas climáticas
O Jovem Campeão Climático é uma iniciativa que integra o ‘Programa Presidency Youth Climate Champion’ de fortalecimento da participação dos jovens nas políticas climáticas e nos processos internacionais de negociação sobre o tema. A estruturação dessa representatividade foi efetivada durante a COP28 ocorrida em 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Os jovens selecionados atuam como embaixadores e representantes da causa climática em conferências internacionais, além de serem capacitados a promoverem ações e políticas em suas comunidades. A ideia é criar uma rede global para articulação e colaboração mutua, além de viabilizar o engajamento direto com especialistas e líderes políticos para levar as perspectivas e vozes da juventude de todos os lugares do mundo.
Com informações, Fabíola Sinimbú, Agência Brasil.
Consulte o edital de chamamento YCC>>