Logo Agência Cidades

#18ODS

'Prefeituras Sustentáveis' passam a contar com benefícios imediatos

Pacote de benfeitorias prevê linhas de crédito, financiamento para renovação da frota e capacitações para atração de investimentos estrangeiros

24 FEV 2025 - 11H17 • Por Wilson Lopes
A iniciativa fortalece a capacidade de ação dos municípios, ao fornecer informações, instrumentos e recursos para implementar políticas públicas alinhadas aos ODS

Em associação com instituições públicas e privadas, o governo federal lançou o Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável – Compromisso “Meu Município pelos ODS”. A iniciativa pretende promover avanços no cumprimento da agenda 2030, por meio do incentivo à adesão das prefeituras aos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, promovendo os Objetivos Globais à realidade de estados e municípios. 

O pacote de benefícios consiste em um conjunto de ferramentas de planejamento e gestão, formações e capacitações técnicas, além de linhas de financiamento direcionadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios.

A adesão à iniciativa é voluntária e a aplicação dos compromissos sugeridos oferece aos municípios a oportunidade de uma gestão eficiente, a possibilidade de reconhecimento nacional e internacional, além do desenvolvimento da diplomacia da cidade, podendo diversificar as formas de captação de recursos e investimentos em seu território.

Para formalizar a adesão, gestores municipais devem acessar a ‘Carta Compromisso’, preencher os campos assinalados e assinar de forma digital ou física. 

Uma vez assinada, a Carta deve ser encaminhada para o e-mail: comissaonacional.ods@presidencia.gov.br. 

O lançamento do Pacto também marcou a assinatura de uma parceria entre a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Instituto Cidades Sustentáveis que, com o apoio financeiro da Caixa, apoiarão gratuitamente 50 municípios na elaboração de Relatórios Voluntários Locais sobre a situação das cidades em relação à Agenda 2030.

O pacote de benefícios consiste em um conjunto de ferramentas de planejamento e gestão, formações e capacitações técnicas, além de linhas de financiamento direcionadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios (Freepik)

 PACOTE DE BENEFÍCIOS 

Banco do Brasil

CAIXA

Banco do Nordeste

Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE)

BNDES

Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES)

Itaipu Binacional

Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Correios 

Agência de Fomento do RN (AGN)

 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 

No Brasil, o ODS 18 foi criado como uma iniciativa para destacar a importância da promoção da igualdade étnico-racial e da valorização da diversidade na agenda global. O novo ODS reflete o esforço do país em promover direitos, justiça e igualdade para essas populações que historicamente são mais afetadas e vulnerabilizadas social e economicamente, além de incluir o combate às discriminações étnico-raciais no trabalho e eliminar as formas de violência contra povos indígenas e afrodescendentes.

 

Com informações, Agência Gov; SGPR; PNUD. 

@onubrasil @pnud_brasil @sgpresidencia @canalgov @caixa @enapgovbr @bndesgovbr @ibgeoficial @itaipubinacional @bandes_es @bancodonordeste @oficialfiocruz @correiosoficial @abmunicipios @agnrn @bancodobrasil @ipeaoficial @abmunicipios @portalcn @fnprefeitos @abdeoficial @programacidadessustentaveis

Acesse o Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável - Compromisso “Meu Município pelos ODS”>>

Acesse os 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil>>