Logo Agência Cidades

#TOP10

Brasília, a capital mundial dos nômades digitais

Estudo incluiu mais de 40 países que oferecem vistos para nômades digitais, investigando métricas de turismo, estilo de vida e velocidades de Wi-Fi

9 JAN 2025 - 08H00 • Por Wilson Lopes
Capital com a melhor qualidade de vida do país, Brasília lidera o ranking de melhor cidade do mundo para nômades digitais - Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Fonte: InsureMyTrip

A plataforma norte-americana InsureMyTrip, fundada em 2000 e referência na comparação de preços de seguro de viagem, acaba de publicar o levantamento ‘As 10 melhores cidades para nômades digitais’, com base nas avaliações de clientes e classificações de viajantes.

Em seu site, a plataforma justifica que “viagens e trabalho podem andar de mãos dadas com as crescentes oportunidades do nomadismo digital, onde indivíduos podem viajar e viver em um novo país enquanto trabalham remotamente, seja com vistos especializados de curto ou longo prazo.” 

Com isso, observa a InsureMyTrip, “as perspectivas de independência de localização podem ser empolgantes e assustadoras, com muitas considerações a serem pensadas antes de fazer a mudança.”

Para descobrir quais cidades são as melhores para quem quer uma carreira nômade, a InsureMyTrip conduziu um estudo que incluiu mais de 40 países que oferecem vistos para nômades digitais, investigando uma variedade de métricas de turismo e estilo de vida, juntamente com custos de visto e velocidades de Wi-Fi.

Ótimos locais para uma nova vida

Conforme a InsureMyTrip, no #Top10 a América do Sul está bem classificada com uma infinidade de opções como Brasil, Uruguai e Argentina, que são todos ótimos locais para uma nova vida com cultura, comunidade e internet rápida. Cidades europeias oferecem muito do mesmo com países bem conhecidos que têm sido favoritos de férias, como Espanha e Portugal, uma ótima opção para trabalhar no exterior. Nesta lista, Kuala Lumpur é a mais distante, mas tem um dos menores custos de vida da lista e é altamente recomendada por nômades experientes, com sua ética de trabalho e produtividade sendo essenciais para suas indústrias profissionais.

Na pesquisa, foram avaliados pontos como velocidade da internet, índice de felicidade da população, custo de vida e custo para tirar um visto, horas de sol por dia, quantidade de cartões-postais e nível de segurança. 

As 10 melhores cidades para nômades digitais

1º Brasília, Brasil – 7,26 geral
2º Budapeste, Hungria – 7,06 no geral
3º Montevidéu, Uruguai – 6,87 geral
4º Lisboa, Portugal – 6,75 no geral
5º Kuala Lumpur, Malásia – 6,74 geral
6º Madri, Espanha – 6,70 no geral
7º Nicósia, Chipre – 6,51 no geral
8º Buenos Aires, Argentina – 6,45 geral
9º Podgorica, Montenegro – 6,42 no geral
10º San José, Costa Rica – 6,41 geral

O nomadismo digital oferece uma combinação única de flexibilidade, enriquecimento cultural e autocrescimento. Ao adotar esse novo estilo de vida, é importante focar em diferentes fatores, além de promover o bem-estar e criar memórias em novos ambientes fora da sua zona de conforto. Dependendo da experiência de um indivíduo, as opções podem ser infinitas, pois os vistos de nômade digital se tornam mais populares em todo o mundo e a liberdade de trabalhar de qualquer lugar pode ser gratificante e uma escolha recompensadora para muitos profissionais.
InsureMyTrip

Michelle Macedo elencou qualidades da capital federal que, na visão dela, podem ser atrativas para profissionais nômades (Foto: Daleth Mendes)

Felicidade da população e custo de vida foram destaques

Capital com a melhor qualidade de vida do país, Brasília lidera o ranking de melhor cidade do mundo para nômades digitais (profissionais que trabalham remotamente e, assim, vivem em diferentes locais). 

Nômade há três anos, a estrategista digital e gestora de redes sociais Michelle Macedo, 36, elencou qualidades da capital federal que, na visão dela, podem ser atrativas para profissionais desse tipo: “Primeiro, uma boa internet; segundo, o Aeroporto de Brasília é um hub, tem voos para muitos destinos — além de ficar aberto 24 horas por dia. Também está perto de um ponto, para quem curte natureza, que é a Chapada dos Veadeiros, que é um dos mais visitados do Brasil”. Nascida em Brasília, Michelle já morou em mais de 50 cidades do Brasil e do mundo e, atualmente, vive em João Pessoa (PB).

O Aeroporto de Brasília, de fato, é um destaque da cidade. Com voos diretos para todas as capitais brasileiras e para nove destinos no exterior, o local é frequentemente citado como um dos mais pontuais do mundo e, em 2024, registrou 67 mil embarques e desembarques internacionais, contribuindo para que o DF atingisse a marca de 60 mil turistas estrangeiros no ano passado. 

Brasília também ocupou o terceiro lugar em “Estilo de vida (Geovana Albuquerque/Agência Brasília)

Estilo de vida

Brasília também ocupou o terceiro lugar em “Estilo de vida”, com 7.35 pontos. Nesta categoria, a cidade de Nicósia. No Chipre, ficou em primeiro lugar (7.96) e Buenos Aires, na Argentina, em segundo (7.52).

Conforme o relatório da InsureMyTrip, Brasília oferece vistos de nômade digital desde janeiro de 2022 e é frequentemente recomendada devido ao baixo custo de vida com uma média de US$ 819 para uma única pessoa, o que é 2,46 vezes menor do que nos EUA. “Brasília se tornou a capital em 1960 e tem uma localização central, com uma riqueza de atividades de lazer e locais culturais. Tem uma pontuação de felicidade de 6,3 e o clima também é um motivo atraente para viver lá por um curto prazo, com uma média de 6,6 horas de sol por dia para aproveitar enquanto trabalha remotamente”.

Com informações, Fernando Jordão, Agência Brasília; InsureMyTrip.

Acesse o levantamento ‘As 10 melhores cidades para nômades digitais’>>

@agencia.brasilia @