Logo Agência Cidades

Passport Index 2024

Passaporte brasileiro abre portas em 166 países; em outros 32 só com o visto obrigatório

Classificação Global de Poder de Passaporte 2024 coloca o documento brasileiro como o 11º mais valorizado do mundo

26 DEZ 2024 - 11H53 • Por Wilson Lopes
Na edição 2024 do 'Passport Index', o Brasil ostentou a 11ª posição, com uma Mobility Score de 166 pontos (média mundial é 113) - FreePik
Passport Index da Arton Capital: pesquisas e informações oficiais de agências governamentais de 193 países

A Arton Capital, consultoria canadense de serviços financeiros para cidadania, publica, desde 2014, o ‘Passport Index’, uma plataforma interativa, em tempo real, que exibe e classifica os passaportes de todos os países do mundo. 
 
O objetivo é permitir aos usuários descobrir o poder e a importância do seu passaporte, calcular a ‘Pontuação de Mobilidade Global’, descobrir os insights sobre políticas de visto, tecnologia biométrica, branding de países, segurança pública, filantropia, política externa e as notícias relacionadas ao tema.

A metodologia do ‘Passport Index’ utiliza pesquisas e informações oficiais de agências governamentais de 193 países-membros das Nações Unidas e 6 territórios selecionados. 

São três tipos diferentes de classificação para descobrir tendências e algoritmos para definir mobilidade, unidade e liberdade: Global, Individual e Acolhedor.

Classificação de poder do passaporte global
Os passaportes do mundo são classificados por sua Mobility Score (MS), que inclui isenção de visto, visto na chegada, eTA e eVisa se o país emitiu menos de 3 dias úteis. Quanto maior a pontuação MS, melhor a mobilidade global que seu portador de passaporte desfruta. Quanto mais isentos de visto, maior a posição no mesmo MS que eles têm.

Classificação de poder do passaporte individual
Calculamos por MS e PNUD HDI (Índice de Desenvolvimento Humano). O HDI é uma medida resumida da realização média em dimensões-chave do desenvolvimento humano: uma vida longa e saudável, ser bem informado e ter um padrão de vida decente.

Classificação dos países acolhedores
O Global Country Welcoming Rank considera o país e quantos passaportes são bem-vindos sem a necessidade de visto prévio. O Welcoming Country Score (WCS) inclui isenção de visto, visto na chegada, eTA e eVisa se o país emitiu menos de 3 dias úteis. O Country Welcoming Rank do Passport Index mostra os países mais e menos acolhedores do mundo, classificados apenas pelo número de países que eles aceitam sem visto ou com visto na chegada.

Passaporte do Brasil lidera na América Latina

Brasil isento de visto em 115 países

Na edição 2024 do ‘Passport Index’, o Brasil ostentou a 11ª posição, com uma Mobility Score de 166 pontos (média mundial é 113). 

Nosso passaporte ‘azulzinho’ é isento de visto em 115 países; em outros 51 podemos solicitar o visto na chegada do destino; em contrapartida, para 32 países só embarcamos com o visto obrigatório (caso dos Estados Unidos).

Os Emirados Árabes Unidos lideram o ranking, com uma Mobility Score de 180. E isenção de visto em 133 países. A Espanha ficou em segundo, com MS de 179 e isenção de visto em134 países. Em terceiro, com MS de 178, estão Finlândia, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Dinamarca, Holanda, Luxemburgo, Áustria, Portugal, Noruega, Suíça, Grécia e Irlanda.

O passaporte dos Estados Unidos, com MS de 173, caiu para o 8º lugar no ranking, mas com outros 36 países à sua frente. Desde 2019 o documento do ‘Tio Sam’ não figura entre as 20 nações com melhor Mobility Score.

Por outro lado, o ‘Passport Index’ também “carimba o passaporte” das nações que atravessam instabilidade política, civil e econômica, nivelando todos os seus habitantes ao mesmo patamar. 

No final do ranking está a Síria, com Mobility Score de 40, com isenção de visto em apenas 9 países. Também ostentam MS abaixo de 50 Afeganistão (41), Somália e Iraque (46), Paquistão (47) e Iêmen (48).

Acesse a Classificação Global de Poder de Passaporte 2024 - ‘Passport Index’>>
@artoncapital @passportindex