Logo Agência Cidades

Livro didático

Ministério da Educação vai adquirir livros voltadas à equidade e à diversidade cultural

Edital visa garantir que a pluralidade brasileira se reflita nas instituições de ensino

21 DEZ 2024 - 14H43 • Por Wilson Lopes
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é a política pública educacional brasileira mais antiga, criada em 1937 - Prefeitura Feira Santana/Milena Brandão

O Ministério da Educação (MEC) publicou o ‘Edital PNLD Literário Equidade’, que vai adquirir obras literárias voltadas à equidade educacional e à diversidade cultural. A ideia é refletir a pluralidade da sociedade brasileira do ponto de vista de temas e autores, promovendo a inclusão no acesso ao livro literário. 

Os materiais vão compor o acervo de escolas de ensino fundamental e médio; escolas da educação de jovens e adultos (EJA); além de bibliotecas públicas e comunitárias. 

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é a política pública educacional brasileira mais antiga, criada em 1937. Seu objetivo é avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, para escolas públicas. 

Com a edição do Decreto nº 12.021, de maio de 2024, o programa foi expandido também para abastecer bibliotecas públicas e comunitárias de todo o país. O MEC, em cooperação com o FNDE, publica editais referentes aos processos de aquisição de materiais didáticos para atendimento das etapas de educação básica, de forma alternada. 

 Com informações, Assessoria de Comunicação Social do MEC.

Acesse o EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 3/2024 – CGPLI>>