Picanha brasileira é melhor do que o assado argentino
A carne preferida do nosso churrasco ficou em terceiro lugar no ranking das '100 melhores comidas do mundo', segundo o TasteAtlas; churrasco dos hermanos ficou em sexto
23 FEV 2025 - 14H00 • Por Wilson LopesNão está em discussão se Maradona é melhor do que Pelé. A gente até aceita discutir sobre o doce de leite. Agora a briga de faca de escuro sobre o melhor churrasco terminou com o suculento sabor da vitória servido no nosso prato.
Com base em 367.847 avaliações para 11.258 diferentes pratos em todos os países, o TasteAtlas acaba de publicar o ranking dos “100 melhores pratos do mundo”, ou TasteAtlas Awards 24/25.
O TasteAtlas é um guia on-line de viagens experienciais para comidas tradicionais, que apresenta um mapa alimentar global interativo. Fundado em 2018 pelo jornalista croata Matija Babić, o site utiliza avaliações e recomendações de profissionais de gastronomia e críticas em vez de conteúdo gerado por usuários, citando a confiabilidade como principal motivo.
Quem encabeça o TOP 10 Awards 24/25 é um prato originário de Tolima, na Colômbia. A ‘Lechona’ é um porco assado por um longo tempo, até que a carne esteja macia e suculenta, recheado com cebolas, ervilhas, ervas frescas e vários temperos. Segundo o TasteAtlas, o prato é geralmente preparado para celebrações e festividades, já que uma Lechona pode render até 100 porções.
A segunda posição ficou com a Pizza Napolitana, feita com apenas alguns ingredientes simples e preparada em apenas duas variações: marinara, a pizza napolitana básica coberta com um molho à base de tomate temperado com alho e orégano; e margherita, coberta com tomate, mussarela e folhas de manjericão fresco.
“Acima do bumbum”
O TasteAtlas descreve a Picanha, a terceira melhor do ranking, como corte fresco de carne bovina, “tampa de lombo, alcatra, ou parte de trás do animal, acima do bumbum”. Nos EUA, a Picanha é chamada de ‘sirloin cap’ e, no Reino Unido, de ‘rump cap’. Segundo o guia, “no Brasil, todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias têm picanha em seus menus”.
Na quarta posição, a Direita, um prato tradicional argelino que consiste em macarrão fino e plano. O molho é feito com pedaços de frango, cebola, alho, óleo, grão-de-bico, ras el hanout, canela, nabos, batatas e abobrinha. Em quinto lugar, o Caril Phanaeng, uma variedade de curry tailandês, que consiste em carne cozida com leite de coco, pasta de curry panang, folhas de limão makrut, molho de peixe e açúcar de palma. A carne usada no curry phanaeng é geralmente bovina, frango, pato ou porco, e o prato tradicionalmente não inclui vegetais.
Em sexto lugar, o Assado Argentino é considerado um evento culinário e social e apresenta uma ampla seleção de carnes grelhadas, principalmente carne bovina. A carne é cozida em uma grelha especial de tijolos chamada la parrilla, e o fogo pode ser feito com carvão ou madeira. Conforme o TasteAtlas, as primeiras carnes a ir para a grelha são chouriços (salsichas de porco), morcillas (salsichas de sangue) e achuras (miudezas), seguidos por cortes mais finos de carne bovina, como matambre e entraña (bife de fraldinha), que devem ser grelhados quentes e rápidos para não ressecarem.
Além da picanha, o Brasil ainda emplacou mais dois pratos no TasteAtlas Awards 24/25. O Escondidinho (30º) e a Moqueca Baiana (78º) garantiram espaço na seleta lista da gastronomia mundial.
TOP 10 do TasteAtlas Awards 24/25
1º - 4,78 – Lechona (Colômbia)
2º - 4,75 – Pizza Napoletana (Itália)
3º - 4,69 – Picanha (Brasil)
4º - 4,68 – Direita (Argélia)
5º - 4,65 – Caril Phanaeng (Tailândia)
6º - 4,65 – Assado (Argentina)
7º - 4,64 – Kebab de carne moída (Turquia)
8º - 4,62 – Rawon (Indonésia)
9º - 4,60 – Cağ kebabı (Turquia)
10º - 4,60 – Tibs (Etiópia)
30º - 4.52 – Escondidinho (Brasil)
78º - 4.46 – Moqueca Baiana (Brasil)
Com informações: @tasteatlas
Acesse o ranking dos “100 melhores pratos do mundo” - TasteAtlas Awards 24/25>>