Programa de cidadania digital de Goiás vence prêmio nacional de política pública
Iniciativa incentiva o letramento digital e o uso seguro de tecnologias digitais para a população com mais de 60 anos de idade
29 NOV 2024 - 16H45 • Por Wilson LopesO programa ‘Cidadão Tech 60+’, iniciativa de inclusão digital de idosos em situação de vulnerabilidade social, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), conquistou o ‘Prêmio Liderança Pública’ do Centro de Liderança Pública (CLP), na categoria Iniciativa de Impacto.
O prêmio nacional busca reconhecer iniciativas e boas práticas de líderes públicos da rede do CLP, aumentando a visibilidade de bons exemplos na gestão pública.
O programa faz parte da estratégia de transformação digital do Governo de Goiás e tem o objetivo de promover a cidadania digital no estado, oportunizando o letramento digital e o uso seguro de tecnologias digitais para a população com mais de 60 anos de idade.
O Cidadão Tech 60+ competiu com iniciativas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo e ficou com o prêmio. Para a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o programa inovador é mais uma prova do sucesso da política de combate à pobreza no Estado. "Iniciativas como essa mostram que nosso trabalho na área social é muito amplo. O Cidadão Tech 60+ é um exemplo de como podemos unir tecnologia, educação e inclusão social para transformar vidas”, disse.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, destaca a relevância do prêmio. “O reconhecimento por uma instituição tão renomada como o CLP é um grande marco para Goiás. Mais do que uma premiação, este prêmio formaliza a importância do Cidadão Tech como uma política pública necessária e urgente, evidenciando o compromisso do nosso estado em combater a exclusão digital e transformar a vida de comunidades que, até agora, estavam invisíveis na sociedade digital”.
A superintendente de Transformação Digital da Secti, Vânia Bareicha, recebeu o prêmio em nome do Governo de Goiás durante cerimônia realizada em São Paulo. Ela enfatiza a importância do reconhecimento, que não apenas exalta as boas práticas de gestão pública, mas também coloca em evidência uma questão social urgente no Brasil: a exclusão digital. “O Cidadão Tech 60+ é uma resposta à necessidade de inclusão digital em nosso estado, garantindo que ninguém fique para trás,” declara a superintendente.
Cidadão Tech 60+
As aulas, que têm 60 horas de carga horária, incluem conteúdos sobre o uso de aplicativos essenciais como WhatsApp, redes sociais, transporte e localização, além de instruções sobre segurança na rede, como identificar sites falsos e evitar golpes online.
As inscrições podem ser feitas pelo site goias.gov.br/inovacao ou em qualquer unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios de Goiânia, Catalão, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Senador Canedo.
No total, são oferecidas 150 vagas, com prioridade para beneficiários do CadÚnico e do Programa Dignidade.
Sukatech
Este não é o primeiro prêmio nacional que o Goiás Social ganhou neste semestre. No fim de outubro, o maior programa social do país venceu o prêmio Enap de Inovação no Setor Público com o programa Sukatech, iniciativa de recondicionamento de computadores e inclusão digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ficou em 1º lugar na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas.
O Prêmio Enap, reconhecido nacionalmente, valoriza há quase três décadas equipes de servidores que atuam de forma inovadora para o bem público. Além do seu reconhecimento, o programa Sukatech ainda será incorporado ao banco de soluções inovadoras da Enap, servindo de inspiração para servidores e gestores públicos em todo o Brasil.
Com informações, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Goiás.
@vaninhamarcal @sectigoias @sukatechgoiania @sedsgoias @ovgoficial @goiassocial @clpbrasil
Acesse o programa Cidadão Tech 60+