Tucuruí, marco histórico da energia brasileira, completa 40 anos
Usina hidrelétrica teve papel crucial no desenvolvimento da Região Norte e no crescimento do país
22 NOV 2024 - 17H22 • Por Wilson LopesA Usina de Tucuruí, segunda hidrelétrica 100% nacional e responsável pelo abastecimento de energia elétrica de toda a Região Norte do país, completa 40 anos neste 22/11/2024.
Localizada no rio Tocantins, no Pará, a usina, que começou a ser construída nos anos de 1974, é um verdadeiro marco da engenharia brasileira, com uma capacidade instalada de 8.370 megawatts (MW).
Além de sua importância para o sistema elétrico nacional, a usina de Tucuruí também deixou um legado social e ambiental para o Pará. Sua construção exigiu a criação de cidades inteiras para abrigar os trabalhadores, com infraestrutura completa e de alta qualidade.
Embora essas cidades tenham sido desativadas após a conclusão da obra, o município de Tucuruí, que surgiu a partir delas, tornou-se um dos mais prósperos do estado, graças aos royalties provenientes da produção de energia.
A usina hidrelétrica de Tucuruí continua sendo um exemplo de como a energia hídrica pode ser utilizada de forma sustentável e eficiente para promover o desenvolvimento econômico e social do país.
“Tucuruí é mais do que uma usina, é um símbolo de superação e desenvolvimento. Sua construção impulsionou o crescimento da região, gerando empregos e infraestrutura. Hoje, ela garante o abastecimento energético de milhões de brasileiros", destaca o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Com informações, Assessoria Especial de Comunicação Social MME.
Acesse o Museu Virtual Tucuruí>>
@museuvirtualtucurui @eletronorteoficial @governopara @minaseenergia
Saiba Mais
- Brasil registra recorde na geração de energia eólica
- A energia que vem da janela
- Usina de Itaipu comemora 50 anos como referência mundial em energia renovável