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Mobilidade

Em matéria de ferrovias, Brasil brinca de "trenzinho"

Malha ferroviária brasileira ainda é tímida comparada a países com menor extensão territorial, como a Argentina

18 DEZ 2024 - 14H00 • Por Wilson Lopes
Infra S/A

A malha ferroviária brasileira soma 29.925,3km de extensão, conforme informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No cenário global, o Brasil ainda brinca de “trenzinho”, quando comparado aos Estados Unidos (293.564km), China (124.000km), Rússia (87.157km), Canadá: 77.932km e Índia (68.525km). Até a Argentina (36.917km) nos deixa para trás...

Mas a própria ANTT informa que existem 41 contratos privados de autorização ferroviária em tramitação. Juntos, garantiriam a construção de 12.800km de ferrovias, aumentando em 42% a oferta nacional.

A primeira ferrovia brasileira foi construída pela Imperial Companhia de estradas de ferro, fundada pelo Visconde de Mauá, ligando o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, a Serra da Estrela, no caminho de Petrópolis, com extensão de 14,5km, em 1854. 

Atualmente, a Região Sudeste concentra quase metade (47%) as ferrovias do país, as Regiões Norte e Centro-oeste, juntas, concentram apenas 8%.

Maiores redes ferroviárias mundiais

Estados Unidos: 293.564km
China: 124.000km
Rússia: 87.157km
Canadá: 77.932km 
Índia: 68.525km
Alemanha: 43.468km
Austrália: 36.967km
Argentina: 36.917km
França: 29.640km

@mtransportes @anttagencia

Confira a extensão da malha ferroviária brasileira>> 
https://t.ly/a_VYv

Assista ao vídeo do canal @DWBrasil e veja onde foi que o país errou...