Instituto do Senado oferece 24 cursos on-line gratuitos
Entre os mais procurados estão os de introdução ao 'Direito Constitucional', 'Ética', 'Excelência no Atendimento', 'Licitações e Contratos' e 'Desenvolvimento de Equipes'
3 DEZ 2024 - 14H36 • Por Wilson LopesO Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), por meio da plataforma Saberes, do Senado Federal, oferece capacitações gratuitas para quem deseja adquirir mais conhecimento. A segunda oferta para 2024 conta com 24 cursos sem tutoria, isto é, que não conta com o acompanhamento e orientação de tutores.
Os cursos com tutoria são específicos para os servidores do legislativo federal; estadual; municipal; distrital; e órgãos conveniados. Havendo a disponibilidade de vagas, os cursos poderão ser abertos à população em geral. Eles contam com o acompanhamento de tutores e tem a duração de 40 dias. A carga horária é de 60 horas.
Entre os cursos mais procurados estão os de ‘Introdução ao Direito Constitucional’, ‘Ética na Administração Pública’, ‘Excelência no Atendimento’, ‘Cerimonial no Ambiente Legislativo’, ‘Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico’, ‘Desenvolvimento de Equipes’, ‘Excelência no Atendimento’ e ‘Licitação e Contratos Administrativos: Um olhar para a Lei 14.133, de 2021’.
O Saberes é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que visa facilitar a aprendizagem. É nesse ambiente que o participante dos cursos à distância do ILB terá acesso aos conteúdos, realizará as atividades, enviará e receberá mensagens e terá acesso às suas notas e certificado. É também por meio desse ambiente que professores tutores e coordenadores de cursos interagem com os participantes e têm acesso a informações e relatórios.
Abertos a qualquer pessoa
Os cursos sem tutoria são abertos a qualquer pessoa e têm matrículas disponíveis de janeiro a dezembro. A duração é de até 60 dias e a carga horária varia de acordo com o curso. Cada usuário pode se matricular em até dois cursos simultaneamente.
O aluno que não conclui o curso fica por 30 dias impedido de se matricular em outro. Os cursos podem ser acessados por computador, tablet e celular.
Para se matricular, o interessado precisa apenas se inscrever na Plataforma Saberes, encontrada na página de Educação a Distância do ILB. Ao clicar no curso escolhido, o aluno que não for cadastrado será automaticamente redirecionado ao site para fazer o cadastro.
Todos os cursos oferecidos pelo ILB, na modalidade a distância, com e sem tutoria, são sem custo para os alunos.
Os cursos oferecidos pelo ILB são considerados cursos de educação continuada/capacitação e, por isso, não estão sujeitos ao reconhecimento do MEC.
Com informações, Gabriela Pereira, Agência Senado.
@senadofederal @agenciasenado
Acesse a plataforma Saberes>>