Até outdoor pega fogo em Goiás
Campanha publicitária tenta atrair a atenção e conscientizar a população sobre o perigo das queimadas no Cerrado
9 SET 2024 - 14H31 • Por Wilson LopesA nova campanha publicitária do Governo de Goiás utiliza recursos tecnológicos para simular o fogo consumindo o couro de uma onça-pintada e as penas de uma arara, com impressão realista da destruição provocada pelos incêndios.
Para o efeito dramático e impactante, os painéis de outdoor foram impressos em verniz, com textura, dando aspecto 3D nas cores preta e amarela. A fumaça que se espalha é feita por meio de difusores com gelo seco durante o dia e, na parte da noite, luzes especiais completam a ilustração.
A campanha apresenta, de forma realista, o impacto de perda da biodiversidade com os incêndios florestais, além de destacar que a fauna do Cerrado é uma das principais vítimas desse tipo de desastre ambiental.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que Goiás soma 3.274 queimadas neste ano. O número é 72% maior que os 1.899 focos de calor registrados nos oito primeiros meses do ano passado. Em 2024, o Cerrado teve 83% de aumento nos focos de calor.
Para mitigar danos provocados pelos incêndios ao meio ambiente, à população e à economia, o Governo de Goiás aprovou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a lei que institui a Política Estadual de Segurança Pública de Prevenção e Combate ao Incêndio Criminoso no estado.
A legislação prevê a mobilização do efetivo das forças de segurança pública, que vão autuar, indiciar e responsabilizar infratores. Além disso, a previsão é tornar crime o ato de queimar florestas, matas, pastagens e lavouras durante a vigência de emergência ambiental.
O governador Ronaldo Caiado já declarou situação emergencial nos 20 municípios goianos mais afetados pelos incêndios.
Assista ao vídeo de um outdoor “pegando fogo”>>