17 capitais acima de 30ºC
Onda de calor atinge grande parte do país e a previsão é para elevação das temperaturas de pelo menos 5ºC acima da média
3 SET 2024 - 14H38 • Por Wilson LopesA terça-feira (3/09) será de calor na maior parte do Brasil. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que 17 capitais têm máximas acima de 30ºC. O recorde de temperatura está na capital do Mato Grosso. Cuiabá registra máxima de 42ºC.
A baixa umidade tem atingido grande parte do país. Toda a Região Centro-Oeste, bem como os estados de Tocantins, Rondônia e Minas Gerais, está afetada pela seca. Além disso, parte da Região Norte e Nordeste do país, além dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (nos municípios mais afastados do litoral) estão incluídos em grau de “perigo potencial” pelo Inmet.
A orientação do Inmet é para que as pessoas mantenham a hidratação corporal bebendo bastante líquido. Deve-se evitar atividades físicas no tempo seco, principalmente ao ar livre. Recomenda-se evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, bem como o uso de hidratante para pele e umidificador de ambientes.
O alerta do Inmet é o prenúncio de uma nova onda de calor que atingirá o Brasil no mês de setembro. A previsão do instituto é para elevação das temperaturas, de pelo menos 5ºC acima da média, baixa umidade e manutenção da estiagem.
O tempo quente e seco favorece o surgimento de focos de queimada, que tem causado enorme preocupação e mobilizado autoridades ao longo das últimas semanas, desde o interior de São Paulo, passando pelo Centro-Oeste até a Amazônia.
Temperaturas acima de 30ºC
- Cuiabá (MT): 42ºC
- Porto Velho (RO): 39º
- Palmas (TO): 38º
- Campo Grande (MS): 37º
- Boa Vista (RR): 36º
- Goiânia (GO): 36º
- Manaus (AM): 36º
- Rio Branco (AC): 36º
- Teresina (PI): 36º
- Belém (PA): 35º
- Belo Horizonte (MG): 34º
- Macapá (AP): 34º
- São Luís (MA): 33º
- Aracaju (SE): 31º
- Brasília (DF): 31º
- Rio de Janeiro (RJ): 31º
- São Paulo (SP): 31º
Com informações, Agência Brasil.
Consulte a previsão para a sua cidade no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)>>