Brasil planeja aumentar de 312 para 400 número de municípios turísticos até 2027
Plano Nacional de Turismo também prevê 1 milhão de novos empregos e aumento de 61% nas viagens nacionais e de 37% nos turistas internacionais
19 NOV 2024 - 12H20 • Por Wilson LopesConsolidar o turismo como protagonista do desenvolvimento sustentável, inclusivo, gerador de emprego e renda. E, ainda, tornar o Brasil líder sul-americano na recepção de visitantes.
Com esse objetivo audacioso, arrojado e desafiador, o 'Plano Nacional de Turismo 2024/2027' emerge em meio às discussões globais sobre as mudanças climáticas, desastres ambientes e os episódios de cidades europeias que estão adotando estratégias voltadas ao anti-turismo (overtourism), para evitar o turismo de massa.
Em sintonia com estas questões, o PNT, como é carinhosamente nomeado pelo trade, levou em consideração o Plano de Adaptação Climática para o Turismo da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os programas setoriais do Plano Plurianual 2024/2027 do Governo Federal.
Coordenado pelo Ministério do Turismo, o PNT foi elaborado com a participação ativa dos membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT), reformulado por meio do Decreto 11.623 (1º/08/2023) com colegiado de assessoramento para propor diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a formulação e a implementação da Política Nacional de Turismo e zelar pela aplicação da legislação. O CNT é formado por quarenta e oito organizações da sociedade civil (agências, meios de hospedagem, lazer, eventos, alimentação, transportes, organizações, mídia etc.)
"O PNT tem como função primordial ordenar e orientar ações governamentais e a utilização de recursos públicos para o desenvolvimento do setor, pois reflete a percepção e os anseios dos mais diferentes segmentos impactados direta e indiretamente pela atividade turística. O que se busca é alavancar o turismo no Brasil e consolidar o país no rol dos principais líderes globais do setor", afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Conectividade turística
O PNT define a execução, entre outros, de programas de qualificação profissional e de inserção produtiva no turismo, de mobilidade e conectividade turística e de segurança turística, além de planos de marketing nacional e internacional. O documento institui formalmente, ainda, o Programa de Incentivo a Viagens: Conheça o Brasil, já executado por meio do Conheça o Brasil: Voando, do Conheça o Brasil: Realiza e do Conheça o Brasil: Cívico.
O Plano também apresenta as tendências observadas para os próximos anos no setor, a exemplo do afroturismo, do turismo regenerativo (a busca por viagens cada vez mais ecologicamente conscientes e com menos impactos ambientais), do nomadismo digital, das experiências gastronômicas como motivação principal de viagens, do turismo de esportes e do turismo musical.
O PNT também altera a denominação dos municípios integrantes das regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro, um dos balizadores da atuação do MTur. Com a mudança, as localidades passam a ser categorizadas como "municípios turísticos", "municípios com oferta turística complementar" e "municípios de apoio ao turismo".
Os "municípios turísticos", atualmente nas categorias A e B do Mapa do Turismo, concentram os maiores fluxos de visitantes e detêm os principais atrativos e serviços turísticos. Já os "municípios com oferta turística complementar" (até então categorias C e D) possuem atrativos e serviços que agregam à oferta da região. Os "municípios de apoio ao turismo" (atualmente categoria E), por sua vez, não têm fluxo turístico ou apresentam movimento pouco expressivo, mas se beneficiam da atividade fornecendo, para cidades com oferta complementar, mão de obra, serviços ou produtos associados ao setor.
Destino incomparável
Os princípios estabelecidos para implementação do PNT são cooperação e regionalização, desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas, sustentabilidade, inovação e transformação digital, além da democratização do acesso ao turismo. Como visão para 2027, o Plano se propõe a posicionar o Brasil como "destino incomparável, seguro, inclusivo, sustentável, inovador e referência em experiências únicas e memoráveis".
Metas para os próximos três anos (até 2027)
- Aumentar de 312 para 400 o número de municípios turísticos no Mapa do Turismo Brasileiro (28,2%);
- Aumentar de 5,9 milhões para 8,1 milhões por ano o número de turistas internacionais que visitam o Brasil (37,1%);
- Aumentar de US$ 6,6 bilhões para US$ 8,1 bilhões por ano a receita anual gerada por visitantes internacionais no Brasil (28,6%);
- Aumentar de 2 milhões para 3 milhões o número de postos de trabalho formais no turismo (50%);
- Aumentar de 93 milhões para 150 milhões por ano o número de viagens de brasileiros pelo Brasil (61,3%).
Com informações, Ministério do Turismo.
@canalgov @mturismo @UNTourism
Acesse o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027>>
Acesse o Conselho Nacional de Turismo (CNT) - Decreto 11.623 (1º/08/2023)>>
Acesse o Mapa do Turismo Brasileiro>>
Acesse o Barômetro Mundial do Turismo da ONU>