O homem nasceu com asas...
Marca austríaca investe na comunicação emocional e promove eventos para engajar amantes de esportes radicais
2 NOV 2024 - 14H08 • Por Wilson LopesDesde sua fundação, em 1987, a empresa austríaca especializada em bebidas energéticas Red Bull investe nos esportes radicais, criando uma ferramenta de comunicação emocional com os seus consumidores.
Para fidelizar ainda mais seu público, na essência, formado por jovens, a Red Bull passou a produzir seus próprios eventos, proporcionando maior engajamento dos consumidores, como marca 'descolada e moderna'.
Em 2004, a empresa decidiu acelerar ainda mais e foi competir na F-1, comprando a Jaguar (atual Red Bull Racing, com 7 títulos mundiais) e a Alpha Tauri.
Já em 2013, apostou no futebol, comprando o Markranstädt (atual RasenBallsport Leipzig), time da quinta divisão do campeonato alemão, com a meta de colocá-lo na 1ª divisão em dez anos (fez em cinco anos).
Atualmente, a Red Bull tem mais quatro times de futebol: o Red Bull Brasil e o Red Bull Bragantino, no Brasil; o Red Bull Salzburg (Áustria) e o New York Red Bull (Estados Unidos).
Aperta o cinto e solta a imaginação
Aterrizando na planície dos meros mortais, a Red Bull promove dois eventos onde a coragem, a imaginação e um balde de energético são o combustível para encarar o desafio: o Red Bull Flugtag e o Red Bull Soapbox Race.
O Red Bull Flugtag é um evento onde competidores tentam voar em máquinas caseiras impulsionadas por eles mesmos. As máquinas são geralmente lançadas de uma rampa de cerca de 9m rumo ao mar (ou reservatório de água suficientemente grande). A maioria dos competidores participa apenas por entretenimento, fantasiados de acordo com um determinado tema, e as máquinas raramente conseguem voar.
O Flugtag já contou com edições em Liubliana (Eslovénia), Belgrado (Sérvia), Istambul (Turquia), Viena (Áustria) e Bucareste (Roménia). A próxima edição está marcada para 6 de setembro, em Lisboa, Portugal.
Já o Red Bull Soapbox Race (corrida de caixa de sabão) começou em Bruxelas, na Bélgica, no ano de 2000. É uma corrida onde os pilotos amadores apresentam veículos feitos à mão e sem motor, avaliados pela sua estética, velocidade e comportamento em estrada. Os veículos devem ter capacidade de direção e frenagem. As equipes são julgadas tanto pelo tempo gasto para completar o percurso, quanto pela criatividade de seu design e pelo desempenho espetacular no início da corrida, o que significa que a equipe com o tempo mais rápido não é necessariamente a vencedora.
A Soapbox Race já rodou o mundo, com edições na Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos, Jamaica, Brasil, China, Hong Kong, Índia, Omã, Canadá e toda a Europa.
Acesse o site da Red Bull Soapbox Race>>
Acesse o site da Red Bull Flugtag Lisboa 2024>>
@redbull
Saiba Mais
- Inglês gosta mais de queijo do que mineiro
- O tuk-tuk te dá asas!
- Time Brasil disputa vaga no 'Top 10' do Olimpo