Elefante pega metrô, não gosta, e salta no rio!
Animal promovia estreia de um circo e embarcou em monotrilho que atravessa a cidade por cima de um rio
31 OUT 2024 - 12H11 • Por Wilson LopesWuppertal, cidade alemã de 356.420 habitantes, abriga um importante centro industrial composto por fábricas têxteis, metalurgias e a farmacêutica Bayer. Também conta com mais de 4.500 edifícios classificados como monumentos nacionais, dos períodos arquitetônicos do Classicismo, Art Nouveau e Bauhaus.
Outro atrativo turístico é o seu monotrilho, o primeiro do tipo suspenso no mundo e um dos mais inovadores meios de transporte público do início do século passado.
O projeto foi criado pelo engenheiro Eugene Langen, como forma de criar um sistema de transporte público respeitando o traçado sinuoso do Rio Wupper, que entrecorta a cidade.
Conhecido como Wuppertaler Schwebebahn, o monotrilho foi inaugurado em 1901 e sua linha atravessa a cidade a oito metros de altura sobre as ruas e a 12 metros sobre o rio Wupper, num trecho de 13km de extensão.
Próximo!
Mas a atração ganhou ainda mais notoriedade por um fato inusitado. Durante a Segunda Guerra Mundial cerca de 40% da cidade foi destruída e, como forma de elevar a autoestima da população, grandes eventos foram promovidos na região nos anos seguintes.
Em 1950, o Althoff Circus ergueu suas lonas na cidade e, para promover o espetáculo, as estrelas da companhia desfilaram nos vagões do Wuppertaler Schwebebahn, incluindo a mascote ‘Tuffi’, uma filhote de elefante com três anos de idade.
Relatam os noticiários da época que a Tuffi não se sentiu muito à vontade com a experiência e decidiu desembarcar por conta própria, sem esperar a chegada na estação. Agitada, quebrou a janela do vagão e se lançou sobre o rio. O leito lamacento reduziu o impacto da queda de 12 metros e Tuffi escapou das fraturas, vivendo por mais 49 anos.
Mascote
O salto de Tuffi acabou por render mais fama ao Wuppertaler Schwebebahn. E o pequeno elefante foi alçado à condição de mascote da cidade. No lugar da queda foi erguida uma estátua, entre as estações Alter Markt e Adlerbrücke. Também não são raras pinturas, livros infantis e souvenirs nas barracas de artesanato.
Com mais de 100 anos de operação, o monotrilho foi considerado um dos meios de transporte mais seguros da Alemanha, com poucos acidentes registrados. O serviço chegou a ser suspenso, mas voltou a circular em 2019.
@oberbuergermeister_wuppertal @StadtWuppertal
Acesse o site da Prefeitura de Wuppertal>>
Saiba Mais
- Cidade de Kiruna, na Suécia, está de mudança
- A cidade que não sabia se era mexicana ou americana
- Capital mundial do cavalo, Lexington agora quer atrair alienígenas