Governo de Goiás substitui 7 mil paradas de ônibus em 18 municípios da Grande Goiânia
Revitalização está sendo feita em parceria com as prefeituras de Goiânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Trindade e Goianira
17 NOV 2024 - 12H45 • Por Wilson LopesO Governo de Goiás é finalista na segunda edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU). A premiação reconhece iniciativas públicas e privadas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. Por meio da Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte, coordenada pela Secretaria-Geral de Governo, Goiás concorre ao prêmio com o projeto de revitalização dos pontos de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia. A premiação ocorrerá no dia 13 de junho na Arca Space, em São Paulo.
A revitalização começou a ser implementada neste ano, em parceria com as prefeituras de Goiânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Trindade e Goianira, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e a RedeMob. O projeto contempla a recuperação, reforma, identificação e sinalização de mais de 7 mil pontos de parada de ônibus em 18 municípios da Região Metropolitana.
“Vamos revitalizar os pontos de parada de ônibus, incluindo a instalação de novos abrigos e a manutenção periódica de todos os pontos de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia. Além disso, iremos renovar a frota com veículos elétricos. Tudo isso será feito sem nenhum acréscimo à tarifa da passagem paga pelos usuários do transporte coletivo”, explica Miguel Ângelo Pricinote, subsecretário de políticas para cidades e transporte do Governo de Goiás.
A CMTC também está entre os finalistas do Prêmio PMU com a iniciativa do Cartão Família. O benefício permite que famílias possam usufruir do transporte coletivo nos finais de semana e feriados, durante o ano inteiro, pagando apenas uma passagem por viagem. O cartão é válido para um responsável e até cinco integrantes de sua família.
O Parque de Mobilidade Urbana é o maior evento da área na América Latina. Com exposições de produtos, serviços e tecnologia, além de atividades que promovem experiência e reflexão, o evento tem o propósito de promover a mobilidade urbana sustentável, inclusiva e disruptiva. O prêmio PMU tem o objetivo de reconhecer iniciativas públicas e privadas que promovam esses valores na mobilidade dentro das cidades. Esta segunda edição da premiação conta com 30 finalistas nas seis categorias. O projeto do Governo de Goiás está concorrendo na categoria “iniciativas públicas que inovam e transformam”.
Com informações, Secretaria-Geral do Governo de Goiás.
@governogoias