Logo Agência Cidades

#Daia5.0

Governo de Goiás publica edital para atrair 100 novas empresas para o DAIA

Distrito Agroindustrial de Anápolis é o principal polo da economia do Centro-Oeste brasileiro

6 JUL 2024 - 12H10 • Por Wilson Lopes
O Grupo Vibracom, que atua há 35 anos na fabricação de artefatos de cimento pré-moldados, é um dos pioneiros do DAIA, tendo contribuído para a geração de empregos e pelo fortalecimento do movimento empresarial e classista de Anápolis - onfleekmidia.com.br

Prestes a completar 50 anos, o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) abrigará, em breve, 100 novas empresas que serão selecionadas por meio do Programa Daia 5.0. O edital foi publicado pelo Governo de Goiás e deverá gerar 20 mil novos empregos diretos e indiretos.

O governador Ronaldo Caiado destacou que a infraestrutura está pronta para receber os empreendimentos, mas será feita uma “avaliação rigorosa” de cada interessado para garantir que as áreas não sejam utilizadas para fins de especulação imobiliária e, de fato, gerem novos negócios e empresas em Goiás. 

O trecho de seis quilômetros da GO-330, principal eixo que corta o Daia, também receberá melhorias na iluminação e sinalização, além de outras obras no distrito no sistema de abastecimento de água e esgoto, drenagem, pavimentação, criação de estacionamento para caminhões e instalação de câmeras de videomonitoramento, totalizando R$ 40 milhões. 

Elaborado em parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o edital de ampliação contou com a participação da sociedade, por meio de consulta pública. 

Os novos lotes estão localizados em um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados, na área da plataforma logística multimodal, o Daiaplam.

Regularização dos terrenos

Em todo o seu complexo, o Daia possui cerca de 10 milhões de metros quadrados de extensão, abrigando cerca de 200 indústrias, que geram em torno de 30 mil empregos. Agora, esse número pode chegar a 50 mil postos de trabalho. “Vamos encurtar o máximo possível esse processo, para antecipar as ordens de instalação e transformar esse distrito em realidade o quanto antes”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Sales.

Outra ação do Daia 5.0 será a regularização dos terrenos já utilizados por empresas. O perímetro do distrito foi regularizado neste ano, pela atual gestão da Codego, na Prefeitura de Anápolis e no cartório da cidade. Agora, a companhia trabalha para garantir que cada indústria tenha sua escritura registrada em mãos. O começo se dará pelo marco 1, que será a sede da Codego no Daia. Na sequência, a estatal pretende entregar as escrituras de todas as empresas instaladas no polo industrial.

Acesse o EDITAL DE PROCEDIMENTO LICITATÓRIO ESPECIAL Nº 01/2024 / DAIAPLAM>

#Daia5.0 #DAIA #DAIAPLAM #Indústria #Emprego